Rússia lança Soyuz à Estação Espacial Internacional

Decolagem ocorreu sem problemas na base de Baikonur, no Cazaquistão

iG São Paulo |

AP
Neve: lançamento da Soyuz foi acompanhado por várias pessoas no Cazaquistão
A Rússia lançou nesta quarta-feira (21) a nave Soyuz TMA-22 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com três tripulantes a bordo, um russo, um holandês e um americano. O lançamento acontece em meio a um período crítico para o programa espacial russo, que fornece a única maneira de chegar a tripulação da estação espacial desde os Estados Unidos retirou seu programa de ônibus espacial em julho .

A decolagem feita abaixo de neve, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, ocorreu sem problemas e a nave entrou em órbita da Terra cerca de nove minutos depois. Um vídeo de dentro da nave mostrou os três tripulantes comemorando a separação entre a nave e o foguete.

AP
Tripulação é formada pelo americano Donald Pettit (E), o russo Oleg Kononenko (C) e o holandês Andre Kuipers
A tripulação formada pelo cosmonauta russo Oleg Kononenko, o americano Donald Pettit e o holandês André Kuipers.deve alcançar o posto orbital às 13h22 (horário de Brasília) de sexta-feira. Os astronautas vão se juntar ao comandante da estação, Dan Burbank, e a dois cosmonautas russos que chegaram no mês passado, elevando o total a bordo para seis tripulantes.

Em 13 de novembro, chegaram à ISS a bordo da Soyuz TMA-22 outros três tripulantes: os russos Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin e o americano Daniel Burbank.

O calendário de voos espaciais programados pela Rússia foi revisado em várias ocasiões pela necessidade de fazer mais testes com os motores do foguete Soyuz, cuja falha levou à perda do cargueiro espacial Progress M-12M, que caiu em 24 de agosto na Sibéria.

O acidente do Progress foi o primeiro desde 1978 e ocorreu pouco depois que os cargueiros e as naves Soyuz russas se tornaram a única ligação entre a Terra e a ISS, após a "aposentadoria" das naves americanas.

Leia mais:
Rússia prepara lançamento de nave Soyuz
Rússia suspende lançamentos de foguetes Soyuz
Nave russa com suprimentos para a ISS explode
Rússia diz que Progress não chegou a sua órbita

(Com informações da EFE e da AP)

    Leia tudo sobre: Rússiaespaçosoyuz

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG