ANP identificou 10 infrações em campo da Chevron

Diretora da agência afirmou que ainda não está convencida de que empresa conseguiu tapar poço que vazou óleo

iG São Paulo |

A diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, afirmou hoje (9) já terem sido identificadas dez infrações, em três processos diferentes, ligadas ao vazamento do Campo do Frade, da Chevron.

O comentário foi feito em discurso durante homenagem, na sede da ANP, ao diretor da agência Haroldo Lima (PCdoB), que deixa o cargo na próximo dia 11.

A ANP informou também que Chevron ainda não conseguiu provar que teve êxito na cimentação do poço que vazou petróleo na Bacia de Campos. Segundo Magda Chambriard, a agência ainda não está segura sobre a eficácia do tampão de cimento do poço no Campo de Frade e, por isso, ainda não é possível abandoná-lo. Segundo ela, há ainda risco de que o óleo possa voltar a vazar.

“Estamos checando a integridade do segundo tampão de cimento. A gente checa isso através de perfis de cimentação. Esses perfis de cimentação não estão nos mostrando a perfeita integridade desses tampões de cimento. Eles ainda não mostram a perfeita aderência do cimento ao poço. Essa 'bola' está com a Chevron. Ela tem que nos provar que o que fez está certo. Mas ainda não conseguiu nos provar isso”, disse Chambriard.

De acordo com a ANP, apesar do vazamento principal ter sido contido, há ainda vazamentos residuais, de gotas de óleo que atravessam rachaduras no leito submarino. Segundo a diretora, há um equipamento recolhendo essas gotas. A mancha do vazamento principal ainda se espalha por uma área de 240 mil metros quadrados.

Leia mais:
Ibama e governo do Rio de Janeiro vão aumentar multa da Chevron
"Chevron pode ser expulsa do Brasil", diz Lobão
ANP prepara mais uma punição contra Chevron
Óleo do vazamento vai para galerias pluviais de Duque de Caxias
Chevron diz que ANP não fez 'boa discussão técnica'

(Com informações da Agência Estado e Agência Brasil) 

    Leia tudo sobre: NACIONALGERAL

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG