Descobertos primeiros tubarões híbridos no litoral australiano

Reprodução cruzada entre duas espécies faz com que tubarão australiano aumente habitat natural

AFP |

AFP
Espécie híbrida representava 20% da população total de tubarões-de-ponta-negra nas águas perto do litoral australiano
Cientistas anunciaram nesta terça-feira a descoberta dos primeiros tubarões híbridos do mundo em águas australianas, provável sinal, segundo eles, de que estes peixes se adaptam à mudança climática.

A reprodução cruzada do tubarão-de-ponta-negra australiano ( Carcharhinus tilstoni ) , que é encontrado no litoral desse país, com a do tubarão-de-ponta-negra de outros lugares do mundo ( C. limbatus ), tem implicação para o conjunto desses peixes, afirmou o pesquisador Jess Morgan, da Universidade de Queensland.

Os investigadores realizavam pesquisas frente à costa oriental da Austrália, para fazer um levantamento da fauna, quando, mediante testes genéticos, conseguiram comprovar que alguns tubarões pertenciam a uma devida espécie, apesar de ter características físicas de outra espécie.

Leia mais notícias sobre híbridos:
Híbridos podem florescer onde seus pais temem pôr os pés
Ligres, híbrido de leão e tigre, nascem em zoológico de Taiwan

O tubarão-de-ponta-negra australiano é menor do que os mais comuns de outros lugares e só pode viver em águas tropicais. Ao contrário, seus descendentes híbridos foram localizados a 2.000 km mais ao sul, em águas muito mais frias.

Ao reproduzir-se com a espécie comum, o tubarão australiano aumenta seu habitat natural, explicou Jess Morgan, um dos cientistas envolvidos. "Isso permite a espécies limitadas às águas tropicais viver em águas mais temperadas", explicou.

Se os espécimes híbridos resultarem mais robustos que seu pais de raça pura, poderão substituí-los pouco a pouco, acrescentou outro cientista .Esses tubarões híbridos eram inúmeros, representando em certos lugares até 20% da população total de tubarões-de-ponta-negra das águas perto do litoral australiano. Mas, no momento, não parece causar diminuição na população dos de raça pura, destacou Morgan.

Veja os casos de ataque de tubarão:
Mergulhador morre atacado por tubarão no oeste da Austrália
Tubarão mata bodyboarder em 'paraíso' de surfistas
Tubarão arranca perna de banhista na África do Sul
Tubarão de 500 kg pula dentro de barco na África do Sul
Ataques de tubarão ferem duas pessoas em dois dias na Rússia
Britânico morre em ataque de tubarão durante lua de mel nas Seychelles
Vídeo: pescador pega tubarão pelo rabo nos EUA

    Leia tudo sobre: australiaanimalmeioambienteclima

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG