Descobertos primeiros tubarões híbridos no litoral australiano

Reprodução cruzada entre duas espécies faz com que tubarão australiano aumente habitat natural

AFP |

AFP
Espécie híbrida representava 20% da população total de tubarões-de-ponta-negra nas águas perto do litoral australiano
Cientistas anunciaram nesta terça-feira a descoberta dos primeiros tubarões híbridos do mundo em águas australianas, provável sinal, segundo eles, de que estes peixes se adaptam à mudança climática.

A reprodução cruzada do tubarão-de-ponta-negra australiano ( Carcharhinus tilstoni ) , que é encontrado no litoral desse país, com a do tubarão-de-ponta-negra de outros lugares do mundo ( C. limbatus ), tem implicação para o conjunto desses peixes, afirmou o pesquisador Jess Morgan, da Universidade de Queensland.

Os investigadores realizavam pesquisas frente à costa oriental da Austrália, para fazer um levantamento da fauna, quando, mediante testes genéticos, conseguiram comprovar que alguns tubarões pertenciam a uma devida espécie, apesar de ter características físicas de outra espécie.

Leia mais notícias sobre híbridos:
Híbridos podem florescer onde seus pais temem pôr os pés
Ligres, híbrido de leão e tigre, nascem em zoológico de Taiwan

O tubarão-de-ponta-negra australiano é menor do que os mais comuns de outros lugares e só pode viver em águas tropicais. Ao contrário, seus descendentes híbridos foram localizados a 2.000 km mais ao sul, em águas muito mais frias.

Ao reproduzir-se com a espécie comum, o tubarão australiano aumenta seu habitat natural, explicou Jess Morgan, um dos cientistas envolvidos. "Isso permite a espécies limitadas às águas tropicais viver em águas mais temperadas", explicou.

Se os espécimes híbridos resultarem mais robustos que seu pais de raça pura, poderão substituí-los pouco a pouco, acrescentou outro cientista .Esses tubarões híbridos eram inúmeros, representando em certos lugares até 20% da população total de tubarões-de-ponta-negra das águas perto do litoral australiano. Mas, no momento, não parece causar diminuição na população dos de raça pura, destacou Morgan.

Veja os casos de ataque de tubarão:
Mergulhador morre atacado por tubarão no oeste da Austrália
Tubarão mata bodyboarder em 'paraíso' de surfistas
Tubarão arranca perna de banhista na África do Sul