FIV
Creative Commons/Wikimedia
FIV


Uma equipe de pesquisadores americanos conseguiu, pela primeira vez no país, modificar o DNA de um grande número de embriões humanos. O objetivo dos cientistas é desenvolver métodos que, no futuro, possam auxiliar na erradicação de doenças hereditárias por meio da edição dos genes responsáveis pelas enfermidades.

Leia também: Cachorro "mutante" é criado na China e preocupa cientistas de todo o mundo

O estudo liderado por Shoukhrat Mitalipov, da Oregon Health and Science University, alterou o DNA de embriões unicelulares, ainda nas primeiras fases de desenvolvimento – invisíveis a olho nu – por meio da técnica CRISPR, de acordo com informações do site “MIT Technology Review”.

Fertilizados a partir do esperma de homens cujo código genético carrega mutações hereditárias, as dezenas de embriões criados in-vitro não se desenvolveram por mais do que alguns dias, e além disso, não havia a intenção de implantá-los em um útero.

Os motivos do sucesso de Mitalipov

Os americanos não foram os primeiros a modificar o genoma de embriões humanos: pesquisadores chineses já conseguiram o feito outras três vezes. Entretanto, o uso da mesma técnica CRISPR pelos cientistas asiáticos não obteve o sucesso esperado. Em seus testes, a tecnologia só foi capaz de modificar algumas partes do código genético – um efeito chamado de “moisacismo” – , resultado que relacionou o método a práticas inseguras da engenharia genética.

Desta vez, o professor e seu grupo conseguiram a completa alteração dos genes selecionados, além de quebrarem o recorde do número de embriões alterados, fatores que representam um grande passo rumo ao nascimento da primeira geração de humanos geneticamente modificados.

Chamado de “engenharia em linha germinal”, o processo sugere que qualquer pessoa com mutações propositais poderia passar tais mudanças para as próximas gerações a partir de suas próprias células reprodutivas – óvulos e esperma. Tal processo pode resultar na erradicação de doenças como a beta-talassemia, uma condição sanguínea congênita , mas, também, extinguir outras características humanas através da mesma lógica.  

Leia também: "Engenharia genética pode fazer porcos doarem órgãos para humanos"

Bebês geneticamente produzidos

Por conta disso, as preocupações acerca dos efeitos colaterais  da engenharia genética crescem junto com as novas pesquisas sobre o assunto. A Agência de Inteligência Americana já declarou, por exemplo, que o CRISPR é uma potencial “arma de destruição em massa”, posição endossada por organizações religiosas, grupos da sociedade civil e algumas companhias de biotecnologia.

Pensando na segurança dos processos, a US National Academy of Sciences (NAS) divulgou um relatório com as diretrizes e regras para testes com embriões humanos. Experimentos como o de Mitalipov, por exemplo, estão autorizados, mas somente se forem destinados a eliminar doenças graves .

“Melhorias” ou “evoluções” genéticas – como o aumento da inteligência – foram proibidas , e Alta Charo, professora de direito e bioética e co-diretora do comitê de pesquisa da NAS, explicou ao “MIT Technology Review” que ainda existem muitas questões a serem debatidas sobre o assunto. Até que ponto os benefícios da prática conseguem superar seus riscos? Quais seriam seus impactos sociais se a tecnologia não for acessível a todas as camadas da população?

Tais regulações são complementadas por decisões do Congresso dos EUA, que barrou qualquer esforço para transformar embriões modificados em bebês, mas apesar das inúmeras barreiras, a criação de um bebê com DNA modificado pode acontecer a qualquer momento, inclusive por clínicas de fertilização in-vitro que atuarem em países sem tais restrições legais.

Leia também: Transtornos psicológicos podem ser "herança" de neandertais, diz pesquisa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!