Jipe-robô da Nasa teve problemas com seu computador inicial, mas já está de volta à ativa

O jipe-robô da Nasa Curiosity está voltando às suas atividades normais após passar por um problema em seus computadores que limitou suas atividades na semana passada.

A agência espacial americana afirmou na segunda-feira (4) que o robô saiu do modo de segurança no fim de semana, durante o qual suspendeu suas atividades científicas, mas ainda mantinha contato com a Terra.

Veja as imagens do Curiosity: 

O computador principal do Curiosity falhou, e a equipe da missão acionou os processadores de backup. Foi considerado o defeito mais sério sofrido pelo robô desde o início da missão.

Leia também:
Curiosity encontra mais indícios de água em Marte
Bactérias terrestres poderiam resistir em Marte, diz estudo
2012: o ano em que Marte voltou ao imaginário humano
Magnata quer mandar casal para a órbita de Marte

Agora, o Curiosity está se preparando para retomar suas atividades, a partir da próxima semana. Quando o defeito aconteceu, o robô estava analisando amostras de rocha que havia perfurado.

Conheça toda a tecnologia do Curiosity 

As atividades da missão estão em compasso lento de propósito desde a chegada do robô em agosto de 2012 à cratera Gale, perto do equador marciano. Os cientistas da Nasa querem dirigir o Curiosity até uma montanha, o Monte Sharp, no centro da cratera, mas a viagem deve demorar pelo menos nove meses.

(Com informações da AP)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.