Descoberto na Transilvânia novo tipo de réptil voador extinto

Por Maria Fernanda Ziegler - iG São Paulo | - Atualizada às

Tamanho do texto

Pterossauro que habitava a Europa era muito semelhante à espécie que habitava a Rússia. Identificação contou com ajuda de pesquisador do Museu Nacional do Rio de Janeiro

Ilustração mostra como seria o novo pterossauro encontrado na Romênia

Uma equipe internacional de pesquisadores, que inclui um paleontólogo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, identificou o fóssil de um novo tipo de pterossauro. O animal, descoberto na bacia da Transilvânia, Romênia, tinha asas com três metros de envergadura, viveu há 68 milhões de anos e trata-se de um dos espécimes mais completos de seu grupo.

A nova espécie, que recebeu o nome de Eurazhdarcho langendorfensise, tinha características muito parecidas com o de outra espécie que habitava a Rússia. Isto faz com que os pesquisadores levantem a hipótese de que se trate de uma descendência migratória.