Nasa vai enviar outro robô a Marte em 2020

Agência espacial americana anunciou planos de usar projeto e peças sobressalentes do Curiosity para mandar outro jipe-robô ao planeta vermelho

iG São Paulo |

JPL/Nasa
Curiosity em Marte: novo jipe-robô será parecido

A Nasa planeja enviar um novo veículo a Marte em 2020 visando uma missão tripulada ao Planeta Vermelho, disse a agência espacial americana na terça-feira (4).

Para cortar custos, o novo jipe-robô será construído com partes sobressalentes do popular Curiosity, que chegou a Marte em agosto. A missão será comandada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (na sigla em inglês JPL), e alguns detalhes ainda precisam ser definidos, como onde o veículo vai pousar e o que exatamente vai procurar em Marte. O Curiosity, por exemplo, tem um laboratório inteiro em seu interior para descobrir se existem substâncias no planeta que permitem a vida, como compostos orgânicos.

Leia também:
Veja imagens de Marte, o planeta que sempre atiçou a curiosidade humana
Curiosity pousa com sucesso em Marte
Conheça toda a tecnologia do Curiosity
Curiosity encontra sinais de antigo leito de rio em Marte

John Grunsfeld, cientista-chefe da Nasa, diz que um dos objetivos da missão seria o de trazer solo e rochas marcianas de volta à Terra -- o Curiosity atualmente não tem como fazer isso. O valor do orçamento também não foi fechado, mas estima-se que fique em torno de 1,5 bilhão de dólares.

Marte vai ver bastante movimento nos próximos anos: uma sonda será lançada ano que vem para estudar a atmosfera marciana, e em 2016, a previsão é que outra sonda de superfície pouse no planeta. Depois deste novo veículo, a vez seria dos seres humanos, já que o governo americano quer que a Nasa leve astronautas ao planeta vermelho em 2030.

    Leia tudo sobre: nasaespaçomartecuriosityrobôs

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG