Agosto de 2012 é o segundo mês mais quente da história

Temperatura média da Terra só ficou atrás do registro feito em 1998 e se igualou aos de 2001 e 2011

EFE |

EFE

EFE
Multidão lota praia na Espanha

O mês passado de agosto foi o segundo mais quente na Terra desde que começaram os registros oficiais em 1880. A temperatura média no planeta em agosto foi de 14,7 ºC, e só atrás de 1998 e igual a 2001 e 2011, informou nesta terça-feira (18) a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Conforme dados da americana Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês), desde 1976 as temperaturas registradas no mês de agosto sempre superaram a média de temperatura global do século 20.

O OMM alerta que desde 1984 não houve um só mês no qual a temperatura não tenha estado abaixo da média respectiva.

O aumento das temperaturas acima da média aconteceu de maneira especial no leste do Canadá, no sul da Groenlândia, no centro e no sul da Europa, no oeste do Cazaquistão, Japão, Austrália ocidental e Paraguai. Em determinadas regiões da Sibéria as temperaturas se mantiveram abaixo da média em agosto.

Leia mais:
Organização Meteorológica Mundial prevê retorno do El Niño
SP tem dia mais quente do inverno, com 31,8 ºC
Aumento da temperatura do mar está matando corais da Indonésia

De acordo com o NOAA, o aumento das temperaturas nos Estados Unidos, teve como consequência a redução da camada de gelo do Ártico em agosto para sua extensão mínima média desde que há registros: 4,7 milhões de quilômetros quadrados, 38,5% abaixo da média entre 1979 e 2000.

Durante agosto, a camada ártica de gelo se reduziu diariamente uma média de 91,7 quilômetros quadrados, o ritmo mais rápido observado em um mês de agosto. O resultado foi que em 26 de agosto, a camada marcou um mínimo histórico de 4 milhões de quilômetros quadrados.

    Leia tudo sobre: mudança climáticacalortemperatura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG