Conheça os campeões olímpicos do reino animal

Veja quais são os animais que são mais rápidos, mais fortes e resistentes que os melhores atletas

The New York Times | - Atualizada às

Quando se trata de velocidade, força e resistência, nem mesmo os campeões olímpicos podem competir com as espécies que são medalhas de ouro em suas categorias, diz um pesquisador britânico em um artigo publicado na semana passada no periódico Veterinary Record.

Por exemplo, guepardos e os antilocapras (uma espécie de antílope) são apenas dois dos animais mais rápidos que o velocista Usain Bolt , de acordo com Craig Sharp, do Centro de Medicina Esportiva e Desempenho Humano da Brunel University, em Londres.

O mais rápido que um ser humano pode correr é 37 quilômetros por hora. Um guepardo é duas vezes mais rápido que isso, podendo chegar a 103 quilômetros por hora, enquanto um antilocapra pode correr a até 88,5 quilômetros por hora.

Veja também:
Galeria: retratos da vida selvagem
Caçador e presa: Fotografia de alta velocidade mostra predadores em ação 
Infográfico: os maiores animais do mundo

O avestruz é o pássaro mais rápido do mundo, a 64 quilômetros por hora. Um cão galgo já chegou a 69 quilômetros por hora e um cavalo de corrida puro-sangue pode chegar a 88,5 quilômetros por hora.

Quando se trata de força, um elefante africano pode levantar até cerca de 300 quilos com sua tromba e carregar 819 quilos. Um gorila pode levantar até cerca de 900 quilos e um urso pardo americano, 453 quilos.

Os seres humanos têm várias características próprias para corridas de longas distâncias, como pernas longas, dedos do pé curtos, pés arqueados e capacidade de armazenamento de energia, diz Sharp. Mas os melhores maratonistas poderiam ter dificuldade de vencer camelos , que podem correr a 16 quilômetros por hora por mais de 18 horas, ou os Huskies siberianos que em 2011 correram por oito dias, 19 horas e 47 minutos, cobrindo 183,5 quilômetros por dia.

No salto, tanto à distância quanto em altura, o canguru-vermelho deixa o homem no chinelo. Um marsupial da espécie já chegou a pular 12,8 metros, contra o recorde humano de 8,8 metros. Em altura, um canguru-vermelho pode chegar a três metros, contra o recorde humano atual de 2,4 metros de altura.

No entanto, diz Sharp, nenhuma espécie animal consegue ser tão versátil em diferentes modalidades quanto o Homo sapiens , e é isso que as Olímpiadas mostram com perfeição, conclui o especialista.

Veja a cobertura completa das Olímpiadas

    Leia tudo sobre: animaisrecordesvelocidadeolimpíadacomportamento animalolímpiadasfotosfoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG