Ao deslizar a mandíbula inferior para frente e para trás, a tuatara consegue cortar alimentos como uma faca afiada

Técnica de mastigação permite que lagarto da Nova Zelândia tenha uma dieta vasta
University College London via The New York Times

A forma como o lagarto da Nova Zelândia de nome tuatara se alimenta difere de todos os outros animais, relatam pesquisadores em um novo estudo. A tuatara consegue cortar alimentos como uma faca afiada, deslizando a mandíbula inferior para frente e para trás.

Durante a mastigação, a mandíbula inferior une-se à superior, preenchendo o espaço entre duas fileiras de dentes superiores. Em seguida, a mandíbula desliza apenas alguns milímetros para frente e os dentes afiados cortam o alimento.

"Isso parece permitir à tuatara ter acesso a uma dieta vasta: uma grande quantidade de insetos, besouros, insetos sem asas, cigarras, aranhas, lesmas, e também outras espécies de lagartos, sapos e aves marinhas", afirmou Marc E.H. Jones, biólogo evolutivo da University College London, faculdade da Universidade de Londres, e primeiro autor do estudo, publicado no periódico The Anatomical Record.

Lagartos usam cauda para controlar direção do corpo ao saltar
Nova espécie de lagarto é descoberta no Camboja

A técnica de mastigação desafia a noção estabelecida de que os animais com sistemas de mastigação complexos possuem metabolismo alto. A tuatara "não possui metabolismo mais alto, nem é mais ativa que outros répteis de seu tamanho", afirmou Jones.

O cientista colaborou com pesquisadores da Universidade de Hull, na Inglaterra, no desenvolvimento de uma simulação de computador dos movimentos de mastigação da tuatara. Isso permitiu aos cientistas estudar a movimentação da cabeça e da mandíbula do réptil, uma espécie protegida, sem precisar fazer radiografias.

Registros fósseis indicam que os ancestrais da tuatara começaram a desenvolver essa estrutura de mandíbula para a estratégia única de mastigação há aproximadamente 180 milhões de anos.

"Esse período é aproximadamente o mesmo em que os mamíferos começaram a desenvolver seus mecanismos de mastigação", afirmou Jones.