Ônibus espacial Enterprise chega a Nova York

Nave, que estava em Washington, será exposta no museu Aeroespacial Intrepid

iG São Paulo |

O ônibus espacial Enterprise chegou nesta sexta-feira (27) a cidade de Nova York, sobrevoando pontos turísticos como a Estátua da Liberdade. A nave foi transportada acoplada a um jato 747, vindo de Washington.

O sobrevoo da nave foi saudado por aplausos e assobios ao longo do rio Hudson, onde centenas de turistas e nova-iorquinos se mostraram emocionados com a ocasião.

Infográfico: como voa um ônibus espacial

"Acho que é a coisa mais legal que já vi. Estou sem palavras", afirmou Leuinda Field, 37 anos, uma professor que levou seu filho de 3 anos para participar deste momento histórico. A nave, um protótipo, foi concluída em 1976 para ser usada para testes de voo atmosférico, mas não numa missão no espaço, ao contrário dos demais cinco ônibus da frota.

Na ocasião, foi lançada num grande evento que contou com a participação dos atores de "Jornada nas Estrelas" ("Star Trek"), uma vez que Enterprise é o mesmo nome da nave espacial usada nas missões do capitão Kirk e sr. Spock, os heróis do seriado criado por Gene Roddenberry na década de 1960.

Depois, o Enterprise virou uma atração turística.

Com o fim do programa dos ônibus espaciais, a Nasa está encaminhando as naves para museus americanos. O Discovery foi enviado este mês para o museu Smithsonian , em Washington. Enterprise, protótipo que nunca chegou a ir ao espaço, estava em Washington foi encaminhado para Nova York, onde será exposto noo Intrepid Sea, Air and Space Museum.

Infográfico: conheça os ônibus espaciais


A Nasa vai enviar o Endeavour para um museu em Los Angeles, enquanto o Atlantis deve permanecer no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Leia mais:
Após 3 décadas, Nasa define destino final dos ônibus espaciais
Cronologia: os 30 anos do ônibus espacial
Por que os ônibus espaciais foram aposentados?
Ônibus espacial transporta experimento de brasileiro

Os outros dois ônibus espaciais da frota, o Challenger e o Columbia, foram destruídos em acidentes. O Challenger explodiu pouco depois do lançamento, em 1986, e o Columbia se desintegrou durante a reentrada na atmosfera, em 2003. Os dois desastres mataram todos os tripulantes a bordo.

Com o encerramento do programa do ônibus espacial, em julho de 2011, a Rússia ficou como único país capaz de enviar astronautas ao espaço.

Lisa Kalil / iG
Moradores registraram momento em que enterprise sobrevoou cidade de Nova York

    Leia tudo sobre: ônibus espacialespaçonasafotos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG