Veja cenas da Cracolândia antes e depois da ocupação

Operação policial ocupa ruas do centro da capital paulista desde a terça-feira desta semana

iG São Paulo |

Uma operação integrada do governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo ocupa desde a terça-feira (02) desta semana ruas do centro da capital paulista conhecidas como Cracolândia. A região tomada por dependentes e traficantes, no coração da cidade, já foi palco de outras operações frustadas no últimos anos. Veja abaixo imagens do passado e desta semana da região :

Nesta sexta-feira, o balanço da Polícia Militar aponta que 18 pessoas foram detidas na região desde o começo da Ação Integrada Centro Legal . Segundo relatório, até 6h de hoje, foram realizadas três prisões por tráfico de drogas e uma por receptação. Outros 14 condenados da Justiça foram recapturados. Todos foram encontrados durante as 860 abordagens policiais. O balanço contabilizou ainda 73 abordagens sociais e quatro encaminhamentos para hospitais.

Foram realizadas 137 abordagens de agentes de saúde e nove pessoas foram encaminhadas para serviços de saúde. O trabalho de limpeza da região também foi contado. Até o momento, cerca de 10 toneladas de lixo foram retirados da região.

'Dor e sofrimento': São Paulo usa 'dor e sofrimento' para acabar com Cracolândia
O problema: Em meio à epidemia de crack, Brasil fracassa em tratamento para dependentes

Três fases

A ação na Cracolândia terá três fases. A primeira é a atuação da polícia contra o tráfico de drogas em conjunto com uma operação de zeladoria da prefeitura em casarões e ruas, de onde já foram retiradas 7,5 toneladas de lixo. Em uma segunda etapa, a ação ostensiva da PM, na visão de Prefeitura e Estado, vai incentivar consumidores da droga a procurar ajuda. Na terceira fase, a meta será manter os bons resultados.

A PM estima que em 30 dias, após a prisão de traficantes e o restabelecimento da ordem na região, a segunda fase tenha início, com a participação de assistentes sociais e agentes de saúde que farão o encaminhamento dos dependentes químicos para albergues, AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) e, se preciso, internação para tratamento e reinserção social. Veja abaixo imagens da ocupação da Cracolândia:

    Leia tudo sobre: cracolândiacrackdrogasantes e depoiscentro de são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG