Bomba explode e fere dois em Fórum de Rio Claro - SP

A Associação dos Magistrados Brasileiros condenou o atentado e lembrou mais dois casos de ataques a fóruns no Brasil neste ano

AE |

selo

Duas pessoas ficaram feridas após uma bomba explodir na tarde desta quinta-feira no Fórum de Rio Claro (SP). Segundo informações iniciais, o artefato estava dentro de uma caixa e foi enviado para uma juíza. O local foi isolado pelas polícias Civil e Militar.

As vítimas foram socorridas pelos bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Elas foram levadas para o Hospital Unimed de Rio Claro e Santa Casa.

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) condenou o atentado e lembrou mais dois casos de ataques a fóruns no Brasil neste ano.

"A AMB repudia e condena o atentado a bomba ocorrido, na tarde desta quinta-feira (12), no Fórum de Rio Claro, interior de São Paulo, deixando dois feridos. Pela terceira vez neste ano, o trágico fato confirma a escalada ascendente de violência sobre Juízes e fóruns, reaberta, no dia 2 de janeiro, com um incêndio no Fórum de Nova Serrana (Centro-oeste mineiro) à luz do dia, e agravada com o atentado aos familiares de uma Magistrada cearense, no dia 4.

Agora, enviam até bomba por correspondência para atingir outra Juíza, que nada mais faz do que cumprir sua missão de julgar. Não vamos tolerar outro bárbaro assassinato como aquele que vitimou nossa colega Patrícia Acioli, com 21 tiros, no Rio de Janeiro.

Leia também:

Polícia investiga incêndio em prédio de fórum no Maranhão

Ladrões assaltam fórum no Ceará e levam armas e drogas

Não é sem razão que isso vem se repetindo em todo o País, mas pela exclusiva falta de segurança nos fóruns, como vem denunciando a AMB desde o início do ano passado. Tais atos configuram autêntico desafio à cidadania e às instituições democráticas, como já denunciado pelo Manifesto da AMB e Associações Filiadas pela Segurança.

Defendemos que sejam adotadas medidas vigorosas pelas forças de Segurança e pelos Poderes Legislativo e Judiciário, como a criação de um serviço de polícia própria para o ambiente forense, treinada especificamente para esse tipo de demanda.

Temos que dar um basta a essa onda de intimidação e violência que teima em desafiar as forças do bem, da lei e da paz social. Não nos curvaremos à incompreensão e à intimidação: onde houver um Juiz ameaçado, lá estaremos também para protegê-lo e reclamar por segurança.

A AMB ainda se solidariza com a Comarca de Rio Claro, especialmente com os Juízes da região, que, a exemplo da maioria absoluta dos Magistrados brasileiros, são honestos e cumpridores de sua missão, das leis e da Constituição", diz a nota".

* Com iG São Paulo

    Leia tudo sobre: ataquefórum

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG