Temporal em SP tem mais de dois mil raios

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Descargas elétricas atingiram quase todos os bairros da capital paulista no início da madrugada desta segunda-feira (29)

Futura Press
Ar úmido e grande variação de vento favoreceram a formação de grandes nuvens carregadas

As fortes chuvas que caíram na madrugada desta segunda-feira (29) na cidade de São Paulo foram acompanhadas por 2134 raios, de acordo com registro da rede de detecção de raios da Earth Networks.

Leia mais: 
São Paulo pode ter nova tempestade nesta segunda-feira
Temporal em SP derruba mais de 200 árvores

As descargas elétricas atingiram quase todos os bairros da capital paulista no início da madrugada desta segunda-feira (29) e derrubaram 216 árvores, segundo registros feitos até o início da tarde no CCOI (Centro de Controle Operacional Integrado). 

Nuvens carregadas
A presença de ar muito úmido e uma grande variação de vento nas camadas atmosféricas favoreceram a formação de grandes nuvens carregadas. Os raios são observados em nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) que são nuvens muito grandes, com grande desenvolvimento vertical. Os raios são gerados devido o atrito do gelo que compõe as nuvens.

O predomínio de umidade com o avanço de uma frente fria vinda do Sul  é a combinação necessária para que novas áreas de instabilidade se formem e provoquem pancadas de chuva principalmente no período da tarde desta segunda-feira (29). De acordo com os radares Climatempo-USP, os ventos de Noroeste voltam a trazer um ar mais úmido e a frente fria vai organizar mais nuvens carregadas. Há o risco de alagamentos e mais queda de árvores ao longo do dia.

Leia tudo sobre: chuvaigspsão pauloraio

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas