Nomes de comandantes de UPPs do Complexo do Alemão já foram escolhidos

Um deles chefiaria a UPP da Rocinha, mas a pacificação na comunidade deverá levar mais tempo por causa dos focos de violência

Bruna Fantti, iG Rio de Janeiro |

Fernando Quevedo / Agência O Globo
Policiais militares do Bope começaram a ocupar o Complexo do Alemão nesta terça-feira (27)
A Polícia Militar anunciou nesta terça-feira (27) os nomes dos oficiais que irão comandar as duas primeiras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. A UPP da favela Nova Brasília ficará sob responsabilidade do major Edson Raimundo dos Santos. Já a unidade da Fazendinha vai ficar a cargo do capitão Rodrigues.

Leia também: Bope começa a substituir Exército no Complexo do Alemão, no Rio

A informação foi passada pelo coordenador operacional das UPPs, coronel Cláudio Lima Freire. Inicialmente, o major Edson iria assumir a UPP da favela da Rocinha, mas, de acordo com Lima Freire, o oficial foi remanejado. “Ele tem um perfil operacional, possui curso na área e se encaixa perfeitamente neste território”, afirmou.

Devido aos últimos focos de violência reminiscentes na favela da Rocinha , o processo de pacificação na comunidade deverá levar mais tempo para ser concluído do que o previsto inicialmente. Com isso, o major Edson, que já estava preparado para assumir a UPP na Rocinha, foi deslocado para o Complexo do Alemão.

Iniciada nesta terça-feira, a substituição das tropas do Exército pela PM deverá ser concluída até 30 de junho deste ano. Até lá, duas grandes operações como as ocorridas hoje deverão ser realizadas, segundo a PM. A estimativa é de que, com a saída da Força de Pacificação e a chegada da PM, oito UPPs sejam instaladas nos complexos do Alemão e da Penha.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG