Conheça a logomarca da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Símbolo forma um coração com as cores da bandeira do Brasil

iG Rio de Janeiro |

JP Engelbrecht / Prefeitura do Rio
Logomarca foi anunciada em uma cerimônia com Dom Orani, Eduardo Paes e Sérgio Cabral
A Arquidiocese do Rio de Janeiro divulgou nesta terça-feira (7) a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, que será realizada na capital fluminense. A escolha do símbolo ocorreu através de um concurso com mais de 200 inscritos e teve o designer gráfico Gustavo Huguenin, de 25 anos, como vencedor.

A logomarca é um coração com as cores da bandeira do Brasil. O símbolo é composto pelo Cristo Redentor , Pão de Açúcar, cruz peregrina (símbolo da JMJ) e uma parte que representa o litoral carioca.

“É imensa a alegria em saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo”, disse Huguenin, natural do município de Cantagalo, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

O arcebispo Dom Orani João Tempesta lembrou que a Jornada Mundial da Juventude de 2013 vai muito além do Rio ou do Brasil. “Os jovens vão levar daqui valores novos para o mundo. Alegra-me ver que podemos fazer desse trabalho local um serviço de amor para o mundo”.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o Rio vai se mobilizar para realizar a maior JMJ da história. “Será um encontro de amor, de paz, fé e valores cristãos”, afirmou.

Para o governador Sérgio Cabral , esse é o momento de virada do Rio. “Depois que o Cristo se tornou uma das sete maravilhas do mundo, o Rio passou a ser mais ousado. E é esse evento que vai consolidar essa cidade pacificada. Vai ser o evento dos eventos e vamos fazer de tudo para ser a JMJ mais extraordinária de todas”.

Criada em 1986 por João Paulo II, a JMJ já reuniu, segundo estimativas do Vaticano, aproximadamente 13 milhões de jovens católicos, e não católicos também, ao longo de 25 anos. Na programação há missas, momentos de oração, palestras, apresentações musicais e de dança, além de uma vigília.

Dez cidades já receberam a jornada: Buenos Aires, na Argentina (1987); Santiago de Compostela, na Espanha (1989); Czestochowa, na Polônia (1991); Denver, nos Estados Unidos (1993); Manila, nas Filipinas (1995); Paris, na França (1997); Toronto, no Canadá (2002); Colônia, na Alemanha (2005); Sidney, na Austrália (2008); e Madri, na Espanha (2011). No Rio, o evento religioso terá com lema " Ide e fazei discípulos em todas as nações ".

    Leia tudo sobre: jornada mundial da juventudeJMJ

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG