Pesquisa Ibope mantém Serra à frente de Dilma

O pré-candidato do PSDB José Serra tem 36% das intenções de voto e Dilma Rousseff, do PT, aparece 29%, segundo pesquisa Ibope

iG São Paulo |

Eleições 2010

Pesquisa Ibope

Gerando gráfico...
Fonte: Ibope

Ainda de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pela ACSP, a pesquisa traz os pré-candidatos Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) com 8% das intenções de voto.

Em um possível segundo turno entre os pré-candidatos do PSDB e do PT, segundo a pesquisa, Serra venceria com 46% dos votos e Dilma teria 37%.

O Ibope ainda fez a pergunta espontânea sobre quem o eleitor votaria nas eleições sem indicar os nomes dos candidatos. Lula aparece em primeiro lugar com 16% das intenções, seguido por Dilma, com 15%, e Serra, com 14%. Ciro, Marina Silva e Aécio Neves (PSDB) aparecem com 1%.

Questionados sobre a taxa de rejeição, 48% disseram que não votariam em Ciro Gomes "de jeito nenhum", 43% em Marina Silva, 34% em Dilma Rousseff e 32% em José Serra.

Pesquisa anterior

O último levantamento Ibope, divulgado em 17 de março e encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou o pré-candidato do PSDB a presidente com 35% das intenções, seguido pela pré-candidata do PT com 30%. Ciro registrou 11% e Marina teve 6%. Naquela sondagem, o porcentual de votos em branco e nulos alcançou 10% e o dos que disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder somou 8%. De acordo com o "Diário do Comércio", os levantamentos encomendados pela CNI e pela ACSP usam a mesma base de apuração e, logo, podem ser comparados entre si.

No cenário sem Ciro, a pesquisa Ibope/Diário do Comércio aponta Serra com 40%, Dilma com 32%, Marina com 9%, em branco e nulos 11% e não sabem ou não opinaram, 9%. Na simulação de um eventual segundo turno entre os pré-candidatos do PSDB e do PT, Serra lidera com 46% e Dilma tem 37%. A maior rejeição apontada pela pesquisa é de Ciro, com 48%, seguido de Marina, com 43%, Dilma, com 34%, e Serra, com 32%.

Popularidade de Lula

A pesquisa Ibope/Diário do Comércio mostra também crescimento na popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 76% dos entrevistados, a gestão de Lula é ótima ou boa; para 18%, é regular, e 5% afirmaram ser ruim ou péssima. Na última edição do levantamento, 75% dos entrevistados avaliavam a gestão do presidente como ótima ou boa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 18 de abril com 2002 entrevistados em 141 municípios do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foi registrada no TSE sob o número 9070/2010.

Outras pesquisas:

Leia mais sobre: eleições 2010

    Leia tudo sobre: eleições 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG