Segunda maior chuva em 38 anos causa prejuízos em Fortaleza

Desde o final da madrugada, já choveu 197,5 milímetros na capital; levantamento da Defesa Civil aponta 51 pontos de alagamentos em vias públicas

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

A segunda maior chuva registrada em Fortaleza nos últimos 38 anos causou estragos nesta terça-feira (27). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), do início da madrugada até o final da manhã, choveu 197,5 milímetros. Desde a década de 1970, a cidade enfrentou uma chuva forte assim apenas em 2004 (250 milímetros).

Em São Paulo:  Chuva deixa regiões de São Paulo em estado de atenção

O levantamento parcial divulgado pela Defesa Civil de Fortaleza no início desta tarde apontou 51 pontos de alagamento em vias públicas da cidade e mais 49 inundações em edificações. Os sete desabamentos na periferia da capital não deixaram mortos nem feridos. 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) teve prejuízos em dois de seus laboratórios do Campus do Pici. O açude Santo Anastácio transbordou e a água invadiu a Estação de Piscicultura e no Centro de Biotecnologia em Aquicultura, do Centro de Ciências Agrárias. Um sofá e uma máquina de lavar que estavam bloqueando o sangradouro do açude foram retirados pela prefeitura do campus nesta tarde.

Na avenida Perimetral, a água chegou a meio metro de altura. A força da correnteza dificultou o tráfego na via. No bairro Montese, periferia da cidade, uma rua ficou completamente alagada e carros foram arrastados pela correnteza. A avenida José Bastos, uma das principais da cidade, também ficou alagada. Alguns carros caíram em buracos na pista encobertos pela água.

Mais notícias do Ceará

A chuva diminuiu à tarde, mas a Funceme prevê que o tempo continue nublado pelo menos até amanhã em Fortaleza. Chove também em outras partes do Ceará, principalmente no litoral.

Ana Luzia Araújo/arquivo pessoal
Açude transborda e água invade laboratórios da UFC

    Leia tudo sobre: chuvafortalezauniversidadealagamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG