Brasileiros confiam menos em sistema de saúde, segundo pesquisa

Índice de Confiança Social (ICS), realizado desde 2009 pelo Ibope, mostra que escolas públicas e meios de comunicação também não são considerados confiáveis

iG São Paulo |

A população brasileira está menos confiante no sistema público de saúde, nas escolas públicas e nos meios de comunicação, de acordo com o Índice de Confiança Social (ICS), realizado anualmente desde 2009 pelo Ibepe Inteligência. Com o objetivo de acompanhar a relação de confiança da população com as instituições, o ICS avalia 18 instituições e quatro grupos sociais.

O sistema público de saúde teve a pior avaliação. A aprovação em 2009 era de 49 pontos, em 2010, 47, e este ano ficou em 41 pontos. As escolas públicas eram avaliadas com 62 pontos em 2009, passou para 60 no ano seguinte e agora ficou com 55. Os meios de comunicação ficaram, este ano, com 55 pontos de aprovação, sendo que em 2009 eram 71 pontos e em 2010, 67.

Divulgação / Ibope
Tabela mostra instituições avaliadas por população brasileira desde 2009
De acordo com o Ibope, o ICS reflete o contexto social, político e econômico dos países pesquisados. A instituição presidente da República teve queda de aprovação. De 69 pontos em 2010 passou para 60 este ano. “A queda de confiança nesta instituição pode ser explicada pela mudança de presidente, uma vez que Lula possuía grande popularidade”, explica Malu Giani, gerente de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência.

Melhores avaliados

O Corpo de Bombeiros, pela terceira vez consecutiva, foi a instituição com maior aprovação, com 86 pontos. As igrejas e as Forças Armadas aparecem em segundo lugar com 72 pontos.

Piores avaliados

Os menores índices de confiança foram, mais uma vez, do Congresso Nacional, com 35 pontos, e de partidos políticos, com 28. O Índice de Confiança Social ouviu 2.002 pessoas entre junho e setembro.

O levantamento considera duas dimensões: a pessoal, dos indivíduos mais próximos do convívio do cidadão, e a das instituições e organizações sociais. A partir desses dois índices, é calculado um único índice de confiança social.

    Leia tudo sobre: ibopeavaliaçãobrasilíndice de confiança social

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG