Operação policial no Jacarezinho, RJ
Reprodução/redes sociais
Operação policial no Jacarezinho, RJ

No Rio de Janeiro , a Assembleia Legislativa ( Alerj ) votará em discussão única, sobre um projeto de lei que visa autorizar a instalação de microcâmeras nos uniformes de policiais civis e militares e também em helicópteros da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Votação acontece uma semana depois da operação mais letal da história da polícia no Rio, no Jacarezinho, que matou 27 acusados por tráfico de drogas e um policial civil . As informações foram apuradas pelo Metrópoles.

Medida será um adicional na Lei 5.588/2009, que faz com que o Estado instale câmeras de video e áudio em viaturas da Polícia militar e da Defesa Civil, porém, projeto não chegou a ser executado. Sons e imagens devem ser arquivados por cerca de dois anos, assim arquivos poderão ser usados em processos e procedimentos administrativos.

Projeto tem a intenção de catalogar todas as ações dos policiais durante suas operações .

“O policial em atividade é o próprio Estado atuando. A instalação de câmeras nas viaturas já se mostrou como fator fundamental para a produção de provas em casos em que policiais se envolveram em ocorrências cujo esclarecimento só seria possível a partir de relatos de testemunhas, muitas vezes inexistentes”, declarou o autor do projeto, o deputado Carlos Minc, do PT, através de nota.

Ainda conforme Minc, outra meta é trabalhar para conquistar um maior controle efetivo da ação policial .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!