Braga Netto, ministro da Defesa; à frente da Casa Civil, liderou Cimitê de Crise do governo Bolsonaro
Isac Nóbrega/PR
Braga Netto, ministro da Defesa; à frente da Casa Civil, liderou Cimitê de Crise do governo Bolsonaro

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a abertura de um processo para averiguar a conduta do ministro Walter Braga Netto no combate à Covid-19 . Durante a pandemia, o general que atualmente comanda a Defesa esteve à frente da Casa Civil como coordenador do Comitê de Crise do governo Bolsonaro.

Um documento obtido pelo Estadão aponta “ graves omissões ” de Braga Netto na liderança do Comitê de Crise da pandemia, entre elas a falta de diagnósticos e diretrizes para combater a doença

"Constatou-se que inexistem diagnósticos elaborados que contenham as informações supracitadas (sobre diagnósticos conjuntos), bem como inexistem novas diretrizes voltadas especificamente para o enfrentamento à segunda onda de Covid-19", diz o documento. O relator do processo, Vital do Rêgo, analisa a proposta com outros integrantes da Corte.

Se o processo for aprovado, Walter Braga Netto será o segundo militar a ser investigado pela conduta durante a pandemia . Eduardo Pazuello , ex-ministro da Saúde, está na mira da CPI da Covid  pela omissão na crise sanitária em Manaus (AM). 

Fontes ligadas à casa apontam que o general foi informado antecipadamente sobre colapso do sistema de saúde do município, e não agiu para conter as contaminações. A conduta da indicação de medicamentos como hidroxicloroquina, hoje relacionada ao agravamento da Covid-19 e maior taxa de mortalidade, também será investigada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!