Operação investiga uso de aeronaves da FAB para o envio de drogas à Espanha
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Operação investiga uso de aeronaves da FAB para o envio de drogas à Espanha

Policiais federais cumprem, nesta quinta-feira (25), três mandados de busca e apreensão relacionados à Operação Quinta Coluna . A ação investiga a atuação de uma associação criminosa que utilizou aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para mandar drogas para a Espanha. 

“As medidas buscam robustecer as provas que ligam militar da FAB , que seria o responsável pelo recrutamento de 'mulas', com pessoas relacionadas ao tráfico ilícito de entorpecentes”, adiantou a PF em nota. 

Os mandados de busca , expedidos pela 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, são cumpridos em áreas nobres da capital federal, como Lago Sul e Asa Norte, e também em Águas Claras, região administrativa a 23 km do centro de Brasília.

Histórico

Avião da FAB que transportou 37 kg de cocaína
Reprodução
Avião da FAB que transportou 37 kg de cocaína

No início de fevereiro deste ano, a PF, em outra etapa dessa mesma operação, cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, além de dois outros mandados que restringiram a comunicação dos investigados e a saída do Distrito Federal.

Na ocasião foi determinado, pela Justiça Federal do Distrito Federal , o sequestro de imóveis e de veículos dos envolvidos no esquema criminoso. De acordo com a PF, as investigações abrangem também a “lavagem de ativos” que teriam sido obtidos por meio dessa prática criminosa.

Em junho de 2019, o Comando da Aeronáutica instaurou um inquérito policial militar (IPM) para apurar as circunstâncias de prisão de um militar brasileiro no aeroporto de Sevilha , por suposto envolvimento no transporte de drogas em avião militar.

"Concluído dentro do prazo, os autos foram encaminhados para a Auditoria Militar competente, que enviou para o Ministério Público Militar, a quem coube oferecer a denúncia, estando a ação penal em curso, conforme determina o Código Processo Penal Militar”, informou a FAB por meio de seu Centro de Comunicação Social no mês passado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!