Anvisa não envia e-mail e reunião de emergência sobre kit intubação é cancelada
Reprodução: iG Minas Gerais
Anvisa não envia e-mail e reunião de emergência sobre kit intubação é cancelada

No auge da maior crise sanitária enfrentada pelo país, a Agência Nacional de Vigilência Sanitária ( Anvisa ) deixou de enviar um e-mail de confirmação para uma reunião sobre ' kit intubação ' e o encontro precisou ser cancelado. As informações são da jornalista Mônica Bergamo .

Segundo a jornalista, houve uma conversa no sábado (20) e ficou acertado que um email deveria ter sido enviado para confirmar o horário da reunião entre agentes da Anvisa e representantes da indústria de medicamentos.

A Anvisa argumenta que não foi o caso de ' esquecimento ', mas uma falha no ' disparo dos convites'. Com a falta do envio, a reunião foi cancelada e remarcada para terça-feira (23).

O presidente do Sindicato da Indústria Farmacêutica do Estado de São Paulo (Sindusfarma), Nelson Mussolini, representante de outras 12 produtoras de medicamentos, confirmou o problema com a Agência federal. Segundo Nelson, um dos diretores da Anvisa, Romison Mota, explicou que o email foi redigido, porém, um assistente não apertou o botão de 'enviar'.

Nota da Anvisa sobre o ocorrido

Em relação ao cancelamento da reunião que seria realizada no domingo (21/03) entre a Anvisa, Ministério da Saúde, Ministério da Economia, Sindusfarma, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Anvisa vem esclarecer o seguinte: 

Na sexta-feira (19/03), às 19h27, foi enviado convite para os participantes externos à Anvisa, contendo o link para a reunião virtual.

O convite foi enviado para os representantes do Ministério da Saúde, que distribuiriam o convite também ao Conass e Conasems, e para o representante do Ministério da Economia.

No entanto, houve uma falha no momento do preenchimento dos emails no sistema de reuniões online, o que resultou no não envio da mensagem para o Sr. Nelson Mussolini, diretor do Sindusfarma, que seria o responsável para convidar as empresas fabricantes.

No sábado, às 17:44hs, por meio de ligação telefônica entre o Diretor Rômison (Quarta Diretoria da Anvisa) e o Sr Mussolini, verificou-se que este último não havia recebido o convite para reunião e que, pelo adiantado da hora, não seria mais possível convidar os representantes das empresas para a reunião que ocorreria no domingo às 11h. Decidiu-se, então, pelo adiamento da reunião para a próxima terça-feira, dia 23/03.

A Quarta Diretoria da Anvisa esteve reunida, conforme agenda pública, no sábado das 10h às 12h com os representantes do Ministério da Saúde, Casa Civil, Conass e Conasems. No mesmo sábado houve outra reunião, das 21h às 23h40, também com o Ministério da Saúde, Casa Civil e demais Ministérios. No domingo, houve outra reunião das 9h às 12h, também com o Ministério da Saúde, a Casa Civil e demais Ministérios.

Fruto de tratativas realizadas ao longo do domingo por diversos atores, estão ocorrendo entre hoje e terça-feira reuniões individualizadas entre o Secretário Franco Duarte e representantes das maiores fabricantes dos medicamentos para intubação orotraqueal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!