Moradores da cidade de São Paulo perdem cerca de 2h43 por dia no trânsito, segundo pesquisa da Rede Nova São Paulo
Jéssica Maria/ iG São Paulo
Moradores da cidade de São Paulo perdem cerca de 2h43 por dia no trânsito, segundo pesquisa da Rede Nova São Paulo

Diminuiu o tempo médio que os  moradores de São Paulo levam para se deslocar diariamente pela cidade, segundo pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo e divulgada nesta terça-feira (18). Ainda assim, os paulistanos passam, em média, 2h43 no trânsito da capital paulista todos os dias. No ano passado, esse tempo era estimado em 2h53. Trata-se da segunda queda consecutiva no indicador já que, em 2016,  os paulistanos passavam média de 2h58 no trânsito.

De acordo com o levantamento, os moradores das zonas sul e norte da capital paulista são os que mais perdem tempo se deslocando por São Paulo : 2h56 e 2h49, respectivamente. 

A pesquisa aponta que metade da população da maior cidade do País utiliza ônibus municipais de uma a cinco vezes por semana. A maior concentração de usuários dos ônibus está na zona norte da cidade, onde 57% dos entrevistados disseram utilizar o serviço. 

Os moradores das zonas sul, norte, e oeste elegeram a lotação dos veículos como principal empecilho para o uso dos ônibus. Já na zona leste, a maioria daqueles que evitam o ônibus opta pelo uso do carro, enquanto na região central da cidade, a busca por alternativas de transporte mais rápidas se sobressai.

Leia também: Doria volta a ser réu por improbidade administrativa com slogan "Acelera SP"

Passagem do ônibus em São Paulo é cara e combate a assédio, ineficiente

Entre moradores de São Paulo que não utilizam transporte público, melhora no conforto seria principal fator de mudança
Divulgação/SPTrans
Entre moradores de São Paulo que não utilizam transporte público, melhora no conforto seria principal fator de mudança

A lotação mais uma vez foi apontada como o problema prioritário dos ônibus na cidade. Em 2017, 23% dos paulistanos viam esse fator como principal deficiência no transporte público, índice que passou para 25% no levantamento deste ano. Já o preço da passagem se manteve como o segundo problema prioritário dos ônibus municipais, na visão dos usuários. Um em cada cinco moradores da cidade reclamam que a tarifa cara é o maior problema do serviço. 

O preço da passagem, aliás, é responsável por impedir que 51% dos paulistanos realizem atividades de lazer ou visitas a amigos e familiares, conforme mostra a pesquisa. 

Dentre os entrevistados que disseram nunca utilizar o transporte coletivo na cidade, 34% afirmaram que deixariam o carro na garagem caso houvesse mais conforto nas modalidades de transporte público paulistanas. Outros 31% disseram que se tornariam usuários do serviço caso o tempo de espera nos pontos, estações e terminais fosse menor.

Leia também: Justiça de SP condena ex-prefeito João Doria à suspensão dos direitos políticos

Questionados sobre a atuação do poder público no combate a casos de assédio sexual no transporte público, 51% dos entrevistados disseram avaliar essas ações como ruins ou péssimas, enquanto 30% avaliaram como regular e apenas 13% disseram ver a atuação dos governos como boa ou ótima.

O levantamento da Rede Nossa São Paulo foi realizado a partir de entrevistas com 800 moradores de todas as regiões da cidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!