O cerco está se fechando e as operadoras de TV Claro, OI, SKY e NET estão sofrendo uma pressão cada vez maior dos consumidores depois do desligamento dos canais da Simba Content (Record TV, RedeTV! e SBT). Os clientes tentam de todas as maneiras conseguir um desconto nos pacotes ou inserção de novos canais. E as entidades de defesa do consumidor já estão mobilizadas para ajudar a garantir esses direitos. 

Leia também: Operadoras de TV a cabo menosprezaram produto

Sem as emissoras que compõem a Simba Content, os pacotes contratados estão menores, mas o valor das mensalidades seguem os mesmos
iG São Paulo
Sem as emissoras que compõem a Simba Content, os pacotes contratados estão menores, mas o valor das mensalidades seguem os mesmos

A Proteste, uma entidade independente que milita na proteção do consumidor desde 2001 e tem mais de 250 mil associados, recebeu diversas reclamações de clientes que queriam desconto ou reposição com outros canais. A entidade fez diversas notificações extrajudiciais às operadoras e não obteve resposta satisfatória até o momento da Claro, OI, SKY e NET .

A atitude das operadoras é no mínimo absurda, já que que a audiência da Simba corresponde a 20% do total da TV paga e seus canais eram assistidos regularmente em 36% dos lares. Seria justo e correto que a correção dos valores fosse efetuada. Além da Proteste, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) endossou a denúncia. Outras entidades já estão preparadas para fazer o mesmo movimento e encorpar a denúncia junto à Anatel e o imbróglio que parecia que estava longe de ter um final feliz, diante da inércia das grandes operadoras que só pensam no próprio bolso, pode ter um final feliz.

Leia também: Justiça acerta ao obrigar NET a reembolsar consumidores

Desde 30 de março, com o fim do sinal analógico, os três canais deixaram de ser transmitidos na maioria das operadoras de TV por assinatura. A situação já foi apontada por diversas matérias publicadas no Portal iG e agora começa a ser cobrada também pela Justiça.

Justiça acerta ao obrigar NET a reembolsar consumidores

A Vara do Juizado Especial Cível do Foro Regional de Itaquera, em São Paulo, determinou que a Net terá que conceder descontos a uma de suas clientes por ter cortado os sinais do SBT, Record e RedeTV! dos pacotes assinados da operadora.

A NET também vai ser obrigada a ressarcir ao cliente pelo valor que ele já havia efetuado em todos os meses anteriores, o corte aconteceu no final de março em toda Grande São Paulo. As faturas devem chegar com um desconto de 7,50 reais por mês (o valor é de 2,50 por cada canal que não é mais transmitido em sua grade).

Leia também: RedeTV, Record e SBT ameaçadas. Empresários e empregos em risco

O juiz do caso, Eduardo Francisco Marcondes disse que a cliente pagava um valor fechado por seu pacote de TV paga que incluía a transmissão dos três canais, mas que, com o corte, houve um “desequilíbrio na relação contratual. Como houve “redução do serviço prestado, tem a parte autora (a cliente) direito à redução proporcional do preço respectivo”, finalizou.

Silvio Santos ensina a instalar antena digital 

Silvio Santos voltou a chamar atenção na última semana, dessa vez, nas redes sociais. O apresentador e dono do SBT conquistou a web ao fazer um vídeo ensinando os fãs a instalar a antena digital para que eles pudessem ter acesso à programação do canal e também da Record e Rede TV!, outras emissoras atingidas pelas operadoras como NET, SKY, Claro e Embratel. Apenas a Vivo, entre as grandes, manteve os canais em sua programação.

No vídeo, postado no Instagram na filha Patrícia Abravanel, Silvio Santos diz que quer fazer "um aviso para aqueles que querem pegar o sinal do SBT, Record e Rede TV!". Depois, ele mostra uma antena digital padrão e explica para os telespectadores como fazer a instalação. "Você compra uma anteninha dessas na Santa Efigênia, instala atrás da televisão e nunca mais precisa pagar cabo, você se livra do cabo", explicou o apresentador, mostrando a imagem da televisão de sua casa ligada no SBT. 

Nos comentários, o público se derreteu pela simpatia e simplicidade do Homem do Baú e demonstrou interesse em adquirir o equipamento para ter novamente acesso aos canais. "É o cara", comentou um usuário. "Vou comprar", escreveu outro.

Leia também: Operadoras de TV a cabo menosprezaram produto nacional e lesam consumidor

Em lua de mel com a audiência, conquistando o segundo lugar frequentemente com programas como o musical "Máquina da Fama", apresentado por Patrícia Abravanel e o clássico humorístico "A Praça é Nossa" comandado por Carlos Alberto de Nóbrega e o próprio "Programa Silvio Santos" , o SBT continua provando sua relevância para o público brasileiro ao Claro, OI, SKY e NET.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!