Calorão só deve dar trégua a partir da segunda quinzena do mês de fevereiro, afirmou meteorologista do Inmet

A previsão do tempo para esta semana e para a próxima é de temperaturas elevadas em grande parte do Brasil. Diferentemente do que ocorreu nos últimos dias, há mais chances de chover em todas as regiãos, segundo informações da Climatempo.

Fevereiro começa com o dia mais quente do ano na capital paulista, diz Inmet

De acordo com o meteorologista Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas estão altas devido a uma grande massa de ar quente e seco que está atuando sobre as regiões. "O ar seco inibe a formação de nuvens e com isso, a principal consequência é a elevação das temperaturas máximas".

Leia também:  Calor persiste e São Paulo registra o mês mais quente da história

O calor que está bem acima do previsto para o início do mês de fevereiro só deve dar uma trégua a partir da segunda quinzena do mês. "Entre os dias 12 e 20 deve haver pancadas de chuva principalmente nas regiões centro-oeste e sudeste, fazendo com que haja uma queda de até 5 graus nas temperaturas máximas", disse o meteorologista.

Mais: 
Sistema que abastece São Paulo atinge menor nível em 39 anos

Prepare a casa para enfrentar o calor

Rangel ainda afirmou que por causa dos baixos índices da umidade relativa do ar, as pessoas devem redobrar os cuidados com a saúde. "A recomendação é que as pessoas bebam bastante água, evitem exercícios físicos nos horários de pico, usem roupas de algodão e de cores claras".

Veja a previsão para os próximos dias nas regiões do País:

Sudeste

A previsão é de bastante calor e tempo seco para a região. Durante a tarde, o tempo deve ficar nublado e há chances de pancadas de chuvas isoladas, principalmente no interior de São Paulo, na região metropolitana de Minas Gerais e no litoral do Espírito Santo. A temperatura máxima prevista para a região é de 39°C e o índice de umidade do ar deve ficar entre 25% e 30%.

Sul:

Na região, o tempo deve ficar ensolarado e com temperaturas elevadas. Há possibilidade de chuvas rápidas no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A previsão é de que a temperatura máxima chegue a 39°C e o índice de umidade fique entre 25% e 40%.

Centro-oeste:

O tempo deve ficar nublado e bastante abafado em toda a região. Há chances de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no oeste de Goiás, Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul. A temperatura máxima prevista para a região é de 39°C e o índice de umidade do ar deve ficar em torno de 35%.

Nordeste:

A previsão é de que haja muito calor e o tempo deve ficar abafado em toda a região. Pode haver chuvas rápidas no Maranhão, Piauí, norte e centrossul do Ceará, do leste do Rio Grande do Norte ao leste da Bahia. A temperatura máxima prevista é de 37°C e o índice de umidade deve ficar em torno de 30%.

Norte.

O tempo deve ficar abafado e nublado em grande parte da região. Deve haver pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Tocantins. A temperatura máxima pode chegar a 38°C e o índice de umidade deve ficar em torno de 50%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.