Saiba o que significa o feriado de Corpus Christi

Por iG São Paulo | - Atualizada às

Texto

Celebração do Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo é marcada por procissões e a confecção de tapetes em várias cidades do Brasil

A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois.

Veja os horários de funcionamento dos principais serviços no feriado
Feriado de Corpus Christi começa com pancadas de chuva em boa parte do Brasil

A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento.

A Bíblia diz que que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. "Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós", lembra Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, em comunicado oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil aos fiéis.

Veja fotos da celebração do feriado religioso pelo Brasil:

Celebração do Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo é marcada por procissões e a confecção de tapetes em várias cidades do Brasil, como este no Rio. Foto: Reynaldo Vasconcelos/Futura PressArtistas preparam tapetes de sal na Avenida Chile, na manhã desta quinta-feira (30), para as comemorações de Corpus Christi no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Reynaldo Vasconcelos/Futura PressCom a ajuda de freiras, estima-se que o corredor de tapetes na avenida fique pronto até 12h. Desde a noite de quarta-feira (29), a via está interditada para a confecção da obra.. Foto: Reynaldo Vasconcelos/Futura PressVista dos tapete de serragem montado em Capanema (PA), nesta quinta-feira (30), durante a celebração de Corpus Christi. Foto: Igor Mota/Futura PressMissa celebrada pelo Bispo Dom Carlos em Capanema (PA). A cidade espera receber 35 mil pessoas para a tradicional procissão. Foto: Igor Mota/Futura PressFiéis montam tapete de serragem com mais de 850 metros de extensão no centro de Santana do Parnaíba (SP), na manhã desta quinta-feira (30). Foto: Gabriela Bilo/Futura PressNeste ano, o evento realizado pela Igreja Católica terá mais de 50 quadros nas principais vias do centro histórico de Santana do Parnaíba, que espera a visita de 30 mil pessoas. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressPopulação decora avenida para procissão, na manhã desta quinta-feira (30), durante a tradicional festa de Corpus Christi em Curitiba (PR). Foto: Fernando Teixeira/Futura PressEm Salvador (BA), a programação começou com uma missa presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Catedral Basílica . Foto: Gleidson Santos/BA Press/Futura PressNo Rio, além do tapete, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, celebrou uma missa na Catedral Metropolitana. Foto: Lucas Rezende/Futura PressO padre Samiro Meurer visita pacientes e funcionários do Hospital São José durante procissão de Corpus Christi, em Criciúma (SC), nesta quinta-feira (30). . Foto: Ulisses Job/Futura Press

E foi a partir da visão e da cobrança de Jesus, que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja a partir da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”.

Veja imagens da celebração de Corpus Christi pelo Brasil no ano passado

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. 

Além da missa e procissão, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.

Os tapetes confeccionados para a festa de Corpus Christi são feitos de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas. Entre as procissões mais conhecidas feitas pelo Brasil está a da cidade de Matão, no interior de São Paulo, que ano passado contou com a presença de 40 mil pessoas. Segundo a prefeitura da cidade, este ano, a Festa de Corpus Christi terá os desenhos confeccionados manualmente por 700 voluntários em um trajeto no formato de cruz. Para isso, serão utilizadas 70 toneladas de dolomita, areia e vidro moído.

Leia tudo sobre: corpus christiferiadosacramento
Texto

notícias relacionadas