Pioneiro na internet, iG completa 15 anos

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

1º portal a oferecer notícias em tempo real faz aniversário hoje; assista ao vídeo com personalidades parabenizando ao iG

Com a missão de democratizar a internet brasileira desde sua formação, o iG completa 15 anos nesta sexta-feira (9). Primeiro portal a oferecer notícias em tempo real no Brasil, com o canal Último Segundo, o iG se solidificou como referência na web por sua vocação digital e inovadora.

O iG foi lançado em janeiro de 2000, e em dezembro do mesmo ano, era o portal mais acessado nos domicílios do País, recebendo 2,2 milhões de visitantes únicos em sua homepage – em média 22% dos internautas brasileiros. Quinze anos depois, o iG contabiliza 2,3 milhões de contas de e-mail de usuários ativos e tem audiência mensal de 30 milhões de visitantes únicos. Passaram pelo portal grandes nomes da comunicação brasileira, como Nizan Guanaes, Martinas Suzuki Jr. e Caio Túlio Costa.

Relembre campanhas do iG e veja personalidades parabenizando pelo aniversário:

A equipe que produzia o iG nos primeiros dias de janeiro de 2000 decidiu antecipar o lançamento do provedor em dois meses. Na época, rumores alertavam para a entrada iminente de provedores de acesso gratuito no mercado de internet. E sair com o primeiro serviço “internet grátis” significava uma vantagem competitiva enorme e garantiria o pioneirismo ao iG.

Na noite do dia 9 de janeiro, o iG estreou apenas com a ilustração de bonequinhos animados, fazendo polichinelo, e a mensagem “Estamos só aquecendo… Em março, um novo portal” em sua página inicial. Dois meses depois, o portal foi ao ar, abrigando sites de parceiros e do iG, como o Babado e o próprio Último Segundo, que estavam no ar desde o fim de 1999.

O lançamento foi marcado por uma série de comerciais em horário nobre com o ator Thiago Lacerda e a questão: se você não paga nada para assistir sua novela favorita, por que pagar para acessar a internet?. A resposta foi imediata: em menos de um mês, 500 mil pessoas se cadastraram como usuárias do iG – a expectativa da empresa era atingir a marca em um ano.

Jornalismo online

Após revolucionar o mercado oferecendo acesso gratuito à internet, o iG criou as novas dinâmicas do jornalismo online. O brasileiro já buscava velocidade de informação na internet, mas encontrava uma notícia nova a cada 35, 40 minutos em outros portais. O Último Segundo foi criado como o primeiro jornal feito especificamente para a internet no Brasil inovou na rapidez da informação, com um software de publicação norte-americano com publicação de notícias novas quase a cada minuto.

O iG havia adquirido os direitos para usar na internet o nome do jornal impresso Última Hora, criado pelo jornalista Samuel Wainer na década de 50 e fechado na década de 60. O nome não foi usado porque “uma hora” era um tempo longo demais para a internet. O canal seria então chamado de Último Minuto. Às vésperas do lançamento, no entanto, a direção percebeu que Último Segundo completava o conceito de velocidade que o usuário brasileiro desejava.

O cachorrinho

Foi de Nizan Guanaes, publicitário, ex-presidente e um dos sócios fundadores do iG, a ideia de ter um cachorro como garoto-propaganda. Ele acreditava que seria importante para tornar a relação com a internet mais amigável. Naquela época, a avaliação era de que a web intimidava as pessoas. O objetivo era criar um ícone que despertasse vínculos emocionais e transformasse o ambiente online em um local confortável.

O
iG
O "cachorrinho do iG" era na verdade uma cadela, chamada Micky, importada de Los Angeles

Em um escritório da Agência Click, na sala de um prédio na avenida Luis Carlos Berrini, em São Paulo, a raça escocesa West Highland White Terrier, ou Westie, desbancou a concorrência. O que muitos não sabem é que o “cachorrinho” era na verdade uma cadela, chamada Micky, importada de Los Angeles, onde nasceu. A imagem do mascote pegou e “o cachorrinho do iG” virou um fenômeno. Até hoje ele ocupa o canto superior esquerdo do portal e ganha novas roupagens em datas comemorativas. 

Novos desafios

O portal foi comprado em abril de 2012 pelo grupo Ongoing (nome que foi substituído nos meses seguintes por Realtime Corp.), dono do maior jornal de economia e de um canal de informação econômica em Portugal. No Brasil, a empresa é acionista minoritária do grupo Ejesa, que edita os jornais Brasil Econômico, O Dia e Meia Hora.

A parceira com a Realtime Corp, grupo de tecnologia presente também nos Estados Unidos e Europa, resultou em novos avanços tecnológicos para o iG, como a tecnologia Realtime, que reduziu o tempo entre uma ação do usuário e a visualização dessa interação. Atualmente, o iG usa essa tecnologia na página do Último Segundo, na lista dinâmica das notícias mais lidas na página inicial do portal, no sistema de comentários das matérias e nas enquetes.

Leia tudo sobre: portal igcachorrinho igrealtimeongoing

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas