Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito governador
do estado do Amazonas
. O segundo turno das eleições
foi disputado contra Eduardo Braga (MDB). Com 91% das urnas apuradas, Lima tem 56,98% dos votos, contra 43,02%.
No primeiro turno, o candidato do União Brasil recebeu 34,37% dos votos válidos, enquanto o emedebista foi votado por 24,56% dos amazonenses. Logo, o resultado final configurou uma virada em relação à votação do dia 2 de outubro.
Wilson Lima (União Brasil)
Natural de Santarém, no Pará, Wilson Miranda Lima tem 46 anos de idade e é o atual governador do estado do Amazonas. Ele tem Tadeu de Souza (Avante) como vice e concorreu à reeleição pela coligação Aqui é Trabalho (Republicanos/PP/PTB/PSC/PL /PRTB/PMN/União/Patriota/Avante).
Eduardo Braga (MDB)
Carlos Eduardo de Souza Braga (MDB) tem 61 anos e atualmente representa o Amazonas no Senado Federal. Nascido em Belém (PA), ele disputou o governo do estado pela coligação Em Defesa da Vida (Federação Brasil da Esperança – FE Brasil/MDB/PSD) e tem Anne Karolyna Moura de Souza (PT) como candidata a vice. Braga já foi eleito governador do Amazonas (2006) e senador (2010 e 2018).
O que faz um governador?
Os governadores têm um mandato de quatro anos, podendo se reeleger por mais quatro anos. Eles representam o Poder Executivo estadual, são responsáveis por administrar o estado em ações políticas e jurídicas. É também função do governador decidir sobre investimentos públicos, implantar políticas públicas e zelar pela qualidade do serviço público local. Nestas eleições de 2022, serão escolhidos 27 governadores.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.