Jair Bolsonaro teve ação negada pelo minsitro do STF Dias Toffoli
Isac Nóbrega/PR
Jair Bolsonaro teve ação negada pelo minsitro do STF Dias Toffoli

presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um recurso contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli que negou ação movida contra o ministro Alexandre de Moraes , que era acusado de suposto abuso de autoridade na condução do inquérito das fake news. A defesa de Bolsonaro pede que o caso seja levado ao plenário do STF para que seja discutido pelos demais ministros.

A ação movida por Bolsonaro citava, dentre outros pontos, que Moraes não havia concedido cópia integral do inquérito das fake news à sua defesa e que ele atuaria como vítima e julgador nessa investigação, apontando que isso configuraria abuso de autoridade. Ao proferir decisão no caso, Toffoli entendeu que não havia elementos que justificassem o prosseguimento da ação, rejeitando-a.

No recuso, a defesa de Bolsonaro argumenta que o STF tinha que obrigatoriamente enviar o processo para a PGR se manifestar e pede que a decisão seja reformada. Caso Toffoli não reveja sua posição, a defesa solicita o julgamento do assunto pelo próprio plenário da Corte.

"Que o presente agravo regimental seja levado à apreciação do plenário do Supremo Tribunal Federal, a fim de se dar seguimento ao protocolo da presente notícia-crime, encaminhando-a à Procuradoria-Geral da República", diz a peça.

A própria defesa também já havia protocolado na PGR o mesmo pedido de investigação contra Moraes, por isso o caso já está sob análise pela equipe do procurador-geral da República Augusto Aras. A tendência, segundo seus interlocutores, é que Aras também negue prosseguimento ao caso.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!