Lira rebate declaração do ex-presidente Lula
Reprodução
Lira rebate declaração do ex-presidente Lula

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), rebateu nesta terça-feira as críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , dizendo que os dois não se conhecem e nunca tomaram nem sequer um café juntos. Segundo Lira, Lula gera desinformação ao dizer que ele quer criar o semipresidencialismo.

“O presidente Lula não tem o que falar sobre o deputado Arthur Lira porque ele não me conhece, nunca conversou comigo, nunca tomou um café. Eu não costumo falar ou emitir juízo sobre pessoas que eu não conversei. Falar sobre semipresidencialismo é uma grosseria, é desinformação. Ele não pode querer pautar, antes de ser eleito ou não, o que esse Congresso vai debater”, afirmou o presidente da Câmara.

Lira acrescentou que defende o debate sobre semipresidencialismo em uma comissão da Casa para implementação em 2030, caso a proposta seja aprovada.

“Eu posso até ser comparado a um imperador, mas nunca a um ditador. Eu não tenho projeto de longo prazo, eu tenho possibilidade de me eleger juridicamente, constitucionalmente, mas se vou ser ou não é outra coisa. Agora, falar de semipresidencialismo como golpe é no mínimo desconhecimento ou má informação. Falar de mim sem me conhecer é má fé”, disse.


Mais cedo, Lula disse que será difícil aprovar medidas de interesse dos trabalhadores "se o atual presidente da Câmara continuar com o poder imperial, porque ele já está querendo criar o semipresidencialismo".

Leia Também

“Ele já quer tirar o poder do presidente para que o poder fique na Câmara dos Deputados e ele aja como se fosse imperador do Japão. Ele acha que ele pode mandar inclusive mandando no orçamento”,  declarou Lula.

Sobre a questão orçamentária, Lira rebateu dizendo que o orçamento passou por uma série de modificações nos últimos anos e é transparente:

“Orçamento mais aberto do que ele é está sendo disponibilizado aí para todos vocês. Foram uma série de evoluções entre 2019 e 2021, não me canso de falar sobre isso com muita altivez. Não é para ser escondido, é para ser criticado, corrigido. Dizer que o Congresso não pode legislar sobre orçamento é só quem vem com intenção de fazer ditadura no Brasil, só quem vem atrás de fazer sistema totalitário no Brasil.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!