Tamanho do texto

“Só havia 2 opções: aprovar o texto alternativo, que derrubou medidas mais desastrosas, ou aprovar o texto original, cheio de aberrações”, diz Freixo

Marcelo Freixo arrow-options
Wilson Dias/Agência Brasil
Freixo foi comparado à Tabata Amaral, por aprovar o pacote anticrime.

O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) apareceu entre os assuntos mais comentados do Twitter, sendo criticado por internautas e comparado à deputada Tabata Amaral (PDT-SP), nesta quinta (5), após ter votado a favor do pacote anticrime do minsitro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública. Em julho, Tabata também foi criticada por votar a favor da Reforma da Previdência quando seu partido orientou que os votos fossem contra a proposta. 

Leia também:  “A fome me preparou para a dor”, diz jovem que perdeu couro cabeludo em kart

Freixo, que é apontado como possível candidato do Psol e PT para a prefeitura do Rio, se defendeu afirmando que o texto aprovado não era a proposta original do ministro da Justiça Sergio Moro, mas um texto alternativo que retirava as medidas mais polêmicas, como o excludente de ilicitude, a prisão após condenação em segunda instância e o plea-bargain .

Os internautas defendem que Freixo, como oposição, deveria ter votado contra o Pacote. “Esse projeto alternativo está muito longe de ser o ideal, mas se ele não fosse aprovado, a proposta original de Moro , de criar um Estado penal máximo e autoritário, sairia vitoriosa. Por isso a oposição se mobilizou para derrotar o ministro”, argumentou o deputado em seu Twitter. 

Leia também: Briga entre deputados na Alesp tem xingamentos, empurrões e até mordida; assista

Freixo afirma que a proposta de Moro seria desastrosa para a segurança. “Nós não só reduzimos os prejuízos, como avançamos em pontos importantes”, escreveu. Ele cita medidas de combate à tortura e abusos da Justiça como melhorias feitas pela oposição no texto original de Moro.