Um deslizamento de terra deixou 47 pessoas soterradas e duas mortas na província de Yunnan, na China
. O incidente aconteceu nesta segunda-feira (22). Segundo a televisão estatal CCTV, 18 casas foram atingidas no deslizamento, obrigando mais de 200 pessoas a evacuarem a região "com urgência". Ao todo, ao menos 500 pessoas tiveram que abandonar suas casas.
O deslizamento teria ocorrido às 5h51 (horário local) do último domingo (21). A região fica no condado de Zhenxiong, no nordeste de Yunnan. Segundo as informações da Reuters, mais de mil socorristas foram destacados para o resgate, e quase 200 veículos foram usados no resgate.
Nas imagens divulgadas pela televisão chinesa e nas redes sociais, é possível ver as equipes de resgate usando trajes laranja e capacetes, enquanto escavam os escombros das casas e estruturas atingidas pelo deslizamento. As montanhas ao redor estão cobertas de neve.
Os bombeiros estão buscando por sobreviventes em meio a neve. Segundo o vice-primeiro-ministro da China, Zhang Guoqing, um grupo de trabalho para orientar as operações no local foi criado e está sendo encabeçado por ele.
Até o momento, não está claro o que pode ter causado o deslizamento. As autoridades locais já estão investigando para determinar o motivo. A região de Yunnan, no entanto, é uma região remota da China onde cadeias de montanhas escarpadas se encontram com o planalto do Himalaia, o que deixa mais propensa para deslizamentos de terra.