Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, chega a Taiwan
Divulgação/Nancy Pelosi
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, chega a Taiwan

A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, disse nesta quarta-feira (03) que a visita de sua delegação a Taiwan foi uma demonstração de apoio à ilha. Pelosi concluiu  a visita de um dia e deixou a China em clima de ebulição.

"Hoje, nossa delegação veio a Taiwan para deixar inequivocamente claro que não abandonaremos nosso compromisso com Taiwan e estamos orgulhosos de nossa amizade duradoura", disse Pelosi durante um evento com a presidente Tsai Ing-wen.

A China prometeu um dia tomar a autogovernada e democrática Taiwan à força, se necessário. Pequim tenta manter a ilha isolada no cenário mundial e se opõe aos países que mantêm intercâmbios oficiais com Taipei.

Pelosi se despediu das autoridades taiwanesas no aeroporto de Teipei e embarcou no avião militar americano que decolou às 7 horas de Brasília, de acordo com as imagens exibidas ao vivo por canais de televisão.

O Ministério da Defesa de Taiwan também disse que os exercícios militares da China violam as águas territoriais da ilha. A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse à Pelosi que se mantém firme que a ilha "diante das crescentes e deliberadas ameaças militares [da China], Taiwan não recuará (...) Vamos manter a linha de defesa da democracia".

A China suspendeu nesta quarta-feira (03) as exportações de areia natural à Taiwan e interrompeu as importações de frutas cítricas e produtos de pesca congelados importados da ilha de Taiwan que é considera chinesa porém tem governo próprio, denominando-se autogovernada.

"Algumas das áreas de exercícios da China invadem as águas territoriais (de Taiwan)", disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Sun Li-fang, em entrevista coletiva. "Este é um movimento irracional para desafiar a ordem internacional."

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!