Presidente Donald Trump teve impeachment aprovado na Câmara
Isac Nóbrega/PR
Presidente Donald Trump teve impeachment aprovado na Câmara

A Câmara dos Estados Unidos (EUA) abriu nesta quarta-feira (13) o segundo processo de impeachment contra o presidente Donald Trump . O republicano é acusado de incitar manifestantes a invadirem o Capitólio durante sessão que daria vitória ao presidente eleito Joe Biden e sua vice, Kamala Harris. A manifestação deixou cinco pessoas mortas.

Além do impeachment, estava em jogo a inelegibilidade de Trump, o que significa que ele não vai mais poder concorrer a cargos públicos. A derrota do republicano veio sete dias antes do encerramento de seu mandato, que está marcado para o dia 20 de janeiro.

Durante a sessão antes da votação, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, declarou, que o republicano "é um perigo claro e constante para a nação" .

Agora depende de decisão do Senado para que Trump seja, de fato, afastado do cargo, mas a votação desta quarta já é considerada um grande derrota para o republicano.

Trump foi derrotado por 231 votos contra 197, sendo que eram necessários pelo menos 217 para que o impeachment fosse aceito. O que chama atenção, porém, é que, dos 231 votos, 10 foram de parlamentares republicanos, que são do mesmo partido de Trump.

Enquanto isso, entre os que votaram contra o afastamento do presidente dos EUA, nenhum é democrata. As abstenções foram cinco, sendo quatro republicanos e um democrata.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!