O número de casos confirmados de contágio com o novo coronavírus a bordo do cruzeiro mantido em quarentena na costa do Japão subiu para 355, informou neste domingo o ministro da Saúde japonês, Katsunobu Kato.

Leia mais: Navio com dois casos suspeitos do novo coronavírus atracará no Brasil

Cruzeiro atracado no Japão
Reprodução
Cruzeiro atracado no Japão

O navio de luxo Diamond Princess, que está atracado em um porto de Yokohama, é o segundo maior epicentro da doença, perdendo só para Wuhan , na China, onde mais de 68 mil pessoas já foram infectadas e mais de 1.600 morreram.

Segundo Kato, do total de pessoas contaminadas a bordo do cruzeiro, 73 não apresentam sintomas, como febre e problemas respiratórios.

Antes que a situação se agrave, vários governos decidiram repatriar seus cidadãos que não apresentam sintomas e colocá-los em quarentena em seus respectivos países.

Um avião será fretado para transportar cidadãos americanos saudáveis, que farão uma quarentena de outros 14 dias em duas bases militares americanas.

"Como indicamos ontem (sábado), o governo dos Estados Unidos recomenda que seus cidadãos desembarquem do Diamond Princess e retornem aos EUA", escreveu a embaixada norte-americana em Tóquio em uma carta on-line. Neste sábado, havia 350 americanos embarcados.

Você viu?

O governo de Hong Kong também anunciou neste sábado que vai repatriar "o mais rápido possível" seus 350 cidadãos que estão embarcados. E o Canadá deseja fazer o mesmo com os 250 canadenses a bordo do cruzeiro.

Segundo a imprensa australiana, Canberra também contempla a opção de repatriação.

As primeiras evacuações em avião começaram na noite de domingo. A dos americanos estava marcada para acontecer às 21h (horário local), segundo anúncios postados nas redes sociais.

Passageiros devem ficar em suas cabines

O cruzeiro navegava normalmente com várias escalas pela Ásia e mais de 3.700 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação, quando, no começo do mês, um turista que desembarcou em Hong Kong deu positivo para o teste do covid-19.

Depois deste primeiro caso confirmado, o cruzeiro chegou à costa japonesa, mas não obteve autorização para atracar, e todas as pessoas foram colocadas em quarentena.

As pessoas que confirmaram a infecção foram transferidas para hospitais em terra firme.

No entanto, centenas de pessoas seguem a bordo do cruzeiro, forçadas a permanecerem em suas cabines e usar máscaras de proteção o tempo inteiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!