Termômetro marca 10 graus no Distrito Federal
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 18.05.2022
Termômetro marca 10 graus no Distrito Federal

O frio ainda permanecerá marcante em algumas regiões do Brasil neste feriado de Corpus Christi, que é celebrado na quinta-feira. Os brasileiros podem esperar por uma nova frente fria que vai causar o retorno da chuva no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, segundo dados do Climatempo.

Segundo o Inmet, no Rio, as mínimas podem chegar a 13°C, enquanto as máximas não passam dos 26°C. Há previsão de tempo fechado, com muitas nuvens, e possibilidade de chuva isolada. Em São Paulo (11°C a 23°C), Vitória (16°C a 26°C), e Belo Horizonte (11°C a 26°C) também não há previsão de chuva. No Centro-oeste, também haverá poucas nuvens, com baixa umidade e pouco vento.

A mudança começa no Rio Grande do Sul ainda na quinta-feira. No entanto, quem for emendar o feriado, vai ver a diferença na sexta-feira, que é quando a frente fria vira o tempo de vez no Sul do Brasil e já começa a influenciar algumas áreas no Centro-Oeste e no Sudeste.

No Sul, a previsão é de predomínio de céu nublado e muitas pancadas de chuva com risco de temporais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. No fim de semana, a frente fria se afasta e o tempo melhora.

Já na região Sudeste, a previsão é de sol, segundo o Climatempo, que afirma que haverá algumas pancadas de chuva no litoral do Espírito Santo. Além disso, nebulosidade pode surgir durante o feriado. Na sexta-feira, o tempo vai mudar em São Paulo. Com a chegada da frente fria, no sábado a previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde no sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e em todo o centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e as áreas serranas.

No Centro-Oeste, durante a quinta-feira o sol vai aparecer em toda região. Mas há previsão de pancadas de chuva para o sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, e para o oeste e noroeste de Mato Grosso.

Já no Nordeste do Brasil, o feriado prolongado de Corpus Christi será marcado por mais pancadas de chuva no leste da região.

Recorde de temperatura negativa

A última terça-feira foi de recorde negativo de temperatura neste ano no Brasil, chegando a -11,4°C na estação meteorológica às margens do rio Campo Belo, no Parque Nacional de Itatiaia (PNI), e diversas cidades também registraram geadas. Segundo o Metsul, nesse período do ano, basta que haja ar seco e noites de céu claro para que a temperatura tenha natural declínio.

Corpus Christi é feriado?

O dia de Corpus Christi, quando a Igreja Católica celebra o Santíssimo Sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo, materializados na Eucaristia, ocorre na segunda quinta-feira depois do domingo de Pentecostes, 60 dias após a Páscoa.

No país, a data é marcada como ponto facultativo no serviço público federal, mas pode ser feriado em determinadas cidades, dependendo de decretos municipais.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!