João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, homem negro assassinado por segurança e PM em unidade do Carrefour em Porto Alegre
Divulgação
João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, homem negro assassinado por segurança e PM em unidade do Carrefour em Porto Alegre

O vizinho de João Alberto Silveira Freiras , de 40 anos, morto após ser espancado dentro do supermercado Carrefour de Porto Alegre , testemunhou o caso. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (19) e Paulão Paquetá contou detalhes do que aconteceu ao jornal Estadão.

"Estava chegando no local na hora das agressões. Eu estava a uns 10 metros quando começou. Tentamos intervir, mas não conseguimos", explica. A esposa de João Alberto , homem negro, também presenciou o espancamento e foi impedida de interferir.

Paulão é presidente da Associação de Moradores e Amigos do Obirici, e contou ainda que cerca de oito seguranças estavam no local tentando impedir a aproximação de pessoas que pediam para que a agressão parasse. As agressões contra João Alberto teriam durado sete minutos, segundo o relato.

"Não pararam. A gente gritava 'tão matando o cara', mas continuaram até ele parar de respirar, fizeram a imobilização com o joelho no pescoço do Beto , tipo como foi com o americano [ George Floyd , morto por policiais neste ano nos Estados Unidos]."

Os motoboys que registraram a violência que aconteceu às vésperas do Dia da Consciência Negra tiveram os celulares tomados.

"Quando viram que ele parou de respirar, eles se apavoraram. Chamaram a Brigada [Militar], que isolou ali e o Samu tentou reanimar".

Você viu?

Paulão também disse que essa não é a primeira ocorrência do tipo. "É a primeira de óbito. Todo mundo sabe que são agressores [seguranças do Carrefour] mesmo".

João Alberto foi morto por dois homens brancos no estacionamento do Carrefour Passo D'Areia, localizado na zona norte de Porto ALegre.

Protestos

Após o assassinato de de João Alberto, o movimento negro passou a convocar protestos no Carrefour de Porto Alegre. Nas redes sociais, internautas se mobilizam para realizar atos em outras unidades da rede de supermercado pelo Brasil.

"Hoje às 18h haverá um protesto em frente ao Carrefour Passo D'areia. Posso contar com vocês? 20 de novembro. Consciência Negra é  Ação", escreveu no Twitter a vereadora mais votada de Porto Alegre pelo PSOL , Karen Santos .

"Vidas negras importam? Boicote ao supermercado Carrefour . Sim, o mesmo Carrefour que em Recife tapou com guarda sois o corpo de Moisés Santos, funcionário da rede que morreu de parada cardíaca, e de forma macabra seguiram o atendimento", complementou Karen Santos.

Elza Soares também se manifestou sobre o caso. "Chega, gente. Chega". A cantora Teresa Cristina questinou após o assassinato: "Quantos mais terão que morrer, Carrefour?".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!