Agência Brasil

Há potencial para alagamento entre quinta (20) e sexta (21)
Fábio Vieira / FotoRua / Agência O Globo
Há potencial para alagamento entre quinta (20) e sexta (21)

A região metropolitana de São Paulo deve receber entre 90 milímetros (mm) e 140 mm de chuva desta quinta-feira (20) para sexta (21), segundo alerta da Defesa Civil estadual. Um volume semelhante também deve atingir as regiões do Vale do Ribeira, Baixada Santista, Sorocaba e Itapeva.

Leia também: Governo de São Paulo libera R$ 20 milhões para recuperar estragos das chuvas

Chuva forte, apesar de com menos intensidade,  é esperada no litoral norte, em Marília, Campinas, Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente e Vale do Paraíba, onde estão previstos cerca de 75 mm de precipitação.

Alerta

A prefeitura de São Paulo emitiu um alerta para o potencial de estragos que o grande volume de chuvas pode trazer para a cidade. Segundo o aviso, há o risco de transbordamento de rios e córregos e alagamentos em vias da cidade. Como o solo está encharcado pelas chuvas constantes dos últimos dias, pode haver ainda deslizamentos de terra em áreas de risco.

Você viu?

A instabilidade é causada por uma frente fria que chegou ao estado.

Chuvas

Do dia 9 para o 10 de fevereiro, a capital paulista recebeu 114 mm de chuvas. Os temporais causaram fortes transtornos, com o registro de 160 pontos de alagamento por toda a cidade. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de mil chamados de pessoas ilhadas pelas enchentes ou afetadas por deslizamentos de terra. Em todo o estado, ao menos 516 pessoas ficaram desalojadas e 142 desabrigadas.

Leia também: Defesa Civil de São Paulo emite alerta de temporal para os próximos dias

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo recomenda que as pessoas evitem transitar por áreas alagadas pela chuva e que busquem abrigo em casas ou prédios. Também é importante ficar longe da rede elétrica ou de árvores. Caso seja necessário, deve se solicitar ajuda a órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros. Veja fotos do temporal de 10 de fevereiro: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!