A Polícia Federal está fazendo buscas em 130 locais
Wikimedia Commons
A Polícia Federal está fazendo buscas em 130 locais

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (24) uma operação que investiga a emissão de laudos fraudulentos para registro e porte de armas de fogo . De acordo com comunicado, há fortes indícios de falsidades ideológicas na emissão de laudos, além de formação de quadrilhas.

Leia também: Christian: homem, jovem, negro e morto pela polícia

Segundo a PF, 130 locais recebem equipes de fiscalziação. A operação ocorre simultaneamente em 72 locais. Essa é considerada a maior fiscalização de instrutores de armamento e tiro já realizada no estado de São Paulo.

A investigação teve início em fevereiro de 2019 após análise de dados inseridos no Sinarm e laudos apresentados nos pedidos de registro de arma de fogo.

"Para obtenção dos laudos, o interessado em adquirir ou portar arma de fogo pagava valores fora dos usuais praticados no setor", afirma o comunicado.

A operação, segundo a PF, visa garantir que o serviço prestado por estes profisisonais credenciados esteja em plena conformidade com as normas vigentes, assim como identificar eventuais desvios ou fraudes na emissão de laudos de capacidade técnica para aquisilção de armas de fogo.

"É de suma importância que os interessados em adquirir arma de fogo tenham o adequado conhecimento para utilização e manuseio seguro do armamento pretendido. O profissional responsável por avaliar e atestar esse conhecimentoé o instrutor credenciado pela Polícia Federal. Daí a relevância de que sua atividade seja exercida dentro dos rigorosos parâmetros normativos vigentes", afirma a PF.

Leia também: MP pede à Justiça que réus do caso Marielle fiquem em presídios separados

A operação é realizada pela Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicas em conjunto com o Grupo de Armamento e Tiro da Superintendência Regional de Polícia Federal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!