Tamanho do texto

Há oito dias, consumidores vêm recebendo em casa água com cor, cheiro e gosto fortes. Relatos de pessoas passando mal se multiplicam

Governador do Rio, Wilson Witzel está de férias em Orlando arrow-options
Luciano Belford / Agência O Dia
Governador do Rio, Wilson Witzel está de férias em Orlando


Há oito dias, moradores de 46 bairros e municípios da Baixada do Rio de Janeiro vêm recebendo água com cheiro, gosto e cor fortes em casa. Relatos de pessoas passando mal após o consumo se multiplicam. Os estoques de água mineral evaporam dos supermercados. A Cedae apenas atribui o problema à presença de geosmina, uma substância produzida por algas que seria inofensiva, em amostras coletadas em sua rede.

No entanto, especialistas questionam tal justificativa. Em meio ao caos, cariocas destacam nas redes sociais o silêncio do presidente da estatal, Helio Cabral Moreira, que ainda não se manifestou sobre o episódio. Cobram também um posicionamento do governador Wilson Witzel , que, de férias em Orlando até esta quarta-feira, também não se pronunciou.

Internautas também questionam a demissão, em 15 de março, de 54 funcionários da empresa que tinham entre 25 e 40 anos de casa, amplo conhecimento técnico e experiência de gestão.

Leia também: Cadastrados no Cartão Família Carioca não recebem benefício há três meses

Qualidade da água

O Ministério do Estado do Rio (MPRJ) e o Procon Estadual (Procon RJ) vão investigar as denúncias de baixa qualidade da água fornecida pela Cedae nos últimos dias. Se houver comprovação de irregularidades, eles podem entrar com ações coletivas e, no caso da autarquia da defesa do consumidor, uma multa de até R$ 10 milhões pode ser aplicada. Os consumidores que se sentirem lesados também estão aptos a entrar na Justiça para pedir indenização ou isenção do pagamento da conta e, dependendo do caso, até mesmo reparo por dano moral.

Em nota à imprensa , a Cedae informa que a água fornecida “está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde e própria para o consumo”. A companhia divulgou que adotará, em caráter permanente, a aplicação de carvão ativado pulverizado no início do tratamento. “Isso será feito para reter a geosmina caso esse fenômeno volte a ocorrer. A Cedae já deu ordem para a aquisição que deverá ser aplicada nos próximos dias”, disse em comunicado.