Sérgio Cabral

enhanced by Google
 

Sérgio Cabral Filho

Nascido em 27 de janeiro de 1963, Sérgio Cabral Filho exerce atualmente seu segundo mandato à frente do governo do Rio de Janeiro pelo PMDB. Ex-deputado e ex-senador, tornou-se um dos aliados estratégicos dos governos petistas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

NomeSérgio de Oliveira Cabral Santos Filho
Nascimento8 de fevereiro de 1958
NaturalidadeRio de Janeiro
Formação Jornalismo, Faculdade da Cidade
PartidoPMDB
Site oficialhttp://www.sergiocabral.com.br
Redes Sociais

Candidato à reeleição, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, nasceu em 1963 em uma família com atividade política e cultural. Seu pai, o jornalista, crítico e produtor musical Sérgio Cabral, foi um dos criadores do jornal Pasquim durante a ditadura militar. Ainda garoto, Sérgio Cabral Filho acompanhava o pai, militante do partidão (como era então conhecido o PCB), em reuniões políticas.

Cabral ocupou seu primeiro cargo público com 23 anos, em 1987, ao assumir a Diretoria de Operações da Turisrio (Companhia de Turismo do Rio de Janeiro), quando era do PMDB – na época, seu pai era vereador. Seu foco de atuação foram os jovens e a terceira idade. Três anos depois, em 1990, já no PSDB, foi eleito deputado estadual. Foi reeleito em 1994 e tornou-se o presidente da Assembléia Legislativa do Rio (ALERJ), cargo que ocupou por oito anos. Disputou e perdeu a eleição para prefeitura do Rio em 1996.

Após três mandatos, foi eleito senador em 2002, novamente pelo PMDB. E, em 2006, foi eleito governador, seu primeiro cargo executivo, com o apoio de Anthony e Rosinha Garotinho – hoje adversários. Ele se reelegeu nas eleições de 2010, dentro da aliança que ajudou a levar a presidenta Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.

Sérgio Cabral é casado com a advogada Adriana Ancelmo Cabral e é pai de cinco filhos – três do primeiro casamento.

Últimas Notícias

  • Todas as notícias

Ver de novo