ver novamente

Rodrigo Maia

Nome Rodrigo Maia
Nascimento 12 de junho de 1970
Nacionalidade Brasileira
Formação Economia
Partido DEM-RJ
Redes sociais
Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, o deputado federal Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia (Santiago do Chile, 12 de junho de 1970) se elegeu em 2010 para o seu quarto mandato na Câmara, após ter sido presidente da sigla entre 2007 e junho de 2011.

Articulador político habilidoso, integra desde 2002 a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Veja especial do iG sobre as eleições 2012

Pela influência do pai, iniciou a carreira política como o mais jovem secretário de governo da Prefeitura do Rio, aos 26 anos, na gestão de Luiz Paulo Conde, sucessor de Cesar Maia. Depois, eleito deputado federal, integrou as principais comissões da Casa.

A partir de 2007, exerceu a presidência do DEM em período turbulento, em que teve de lidar com a crise provocada pela saída de importantes quadros do partido para o recém-criado PSD.

Após uma aproximação que parecia improvável, dado o passado de grande antagonismo político entre as famílias, em março, Rodrigo Maia se aliou à deputada estadual Clarissa Garotinho – filha dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho - para se candidatar à Prefeitura do Rio.

A aliança foi forjada em torno da percepção de que só os novos representantes dos dois principais clãs políticos nas duas últimas décadas poderiam derrotar o prefeito atual e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), que conta com o apoio do governador Sérgio Cabral. Rodrigo Maia é o pré-candidato do DEM para a Prefeitura do Rio.

Casado com Patrícia Vasconcellos, enteada do ministro (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e ex-governador do Rio Moreira Franco, é pai de três filhas.

Últimas Notícias

      Todas as notícias