
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), mostra que 24% dos brasileiros consideram que o melhor resultado para as eleições de 2026 seria a vitória de um candidato que não esteja ligado nem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) . Os pesquisadores também questionaram eleitores sobre intenções de votos no primeiro turno e possíveis cenários em segundo turno.
Confira: Aprovação do governo Lula desacelera; 50% desaprovam, diz Quaest
Para o levantamento, foram entrevistados dois mil brasileiros entre os dias 06 e 09 de novembro, em todos os estados. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
Melhor resultado para os brasileiros
Com a confirmação da candidatura para tentar a reeleição de um quarto mandato de Lula, e Bolsonaro ainda se mantendo como opção mesmo estando inelegível, a Quaest questionou eleitores sobre diferentes cenários de candidatos nas eleições presidenciais de 2026.
A maioria (24%) acredita que um melhor resultado é de um novo presidente, sem ligações com os dois anteriores. Em seguida, com 23%, aparece a opção de Lula ganhar de novo.
Alguém fora da política aparece em terceiro, com 17%, seguido de Bolsonaro voltar a ser elegível e vencer (15%) e de alguém apoiado por Bolsonaro (11%). Alguém apoiado por Lula e os que não souberam ou não responderam somam 5% cada.
Cenários possíveis

O levantamento indicou que Lula mantém vantagem sobre possíveis adversários em cenários de segundo turno, embora as margens de vitória tenham diminuído. Entre os dez nomes testados, o petista venceria nove.
A única exceção seria uma repetição do embate de 2022: Lula aparece numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% das intenções de voto contra 39%, mas ambos estão em situação de empate técnico.
Em primeiro turno, o atual presidente lidera as pesquisas de intenção de voto. No cenário com Bolsonaro, o petista aparece com 32%, enquanto o ex-presidente marcou 27%.
Entre os candidatos atualmente elegíveis, o que mais se aproxima de Lula é Ciro Gomes (PSDB), que teve 33% contra 38% do presidente. Na disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista teve 41% contra 36%.
Avaliação em queda
O levantamento aponta um aumento no número de brasileiros que consideram que Lula não deveria disputar a reeleição. Na pesquisa de novembro, 59% dos entrevistados afirmam que o petista não deve tentar um quarto mandato. No levantamento do mês anterior, o percentual era de 56%.
Lula confirmou a intenção de concorrer novamente duas semanas depois, em 23 de outubro, durante viagem à Indonésia. No mesmo período, caiu de 42% para 38% o índice dos que defendem sua candidatura.
Por outro lado, a maioria também rejeita uma nova tentativa de Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, 67% dos brasileiros acreditam que ele deveria apoiar outro nome, enquanto 26% defendem que Bolsonaro siga com a própria candidatura.