O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com os ministros de seu governo nesta sexta-feira (20), no Palácio da Alvorada, em Brasília, em encontro que marcou o retorno do petista à capital federal após receber alta em São Paulo, onde passou por uma cirurgia na cabeça para drenar uma hemorragia intracraniana.
A reunião, que contou com a presença dos 39 ministros, teve um tom mais descontraído, com falas menores do presidente e de seus colaboradores, diferente do que ocorreu em encontros anteriores.
Entre os temas discutidos foram a aprovação do pacote fiscal pela Câmara dos Deputados na última quinta-feira (19) e os avanços no Senado , além de um balanço dos dois primeiros anos do terceiro mandato de Lula e as expectativas para 2025, conforme fontes do Palácio do Planalto consultadas pela imprensa.
Como parte da programação, Lula ofereceu um almoço aos ministros, marcando sua primeira atividade pública em Brasília após permanecer nove dias em São Paulo para tratamento médico. Ele ganhou presentes e flores .
O presidente e a primeira-dama, Janja, chegaram à Base Aérea de Brasília por volta do meio-dia de ontem, após a realização de uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês.
"O presidente fez a tomografia de controle, como estava previsto, e o exame apresentou melhora. O estado dele é bom, e a equipe médica liberou ele para ir a Brasília ainda hoje", declarou o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho.