Tentativa de golpe: Braga Netto contrata advogado que defendeu José Dirceu

A decisão foi motivada pela gravidade das acusações

A troca de advogado foi oficializada no sistema do Supremo Tribunal Federal
Foto: Reprodução%
A troca de advogado foi oficializada no sistema do Supremo Tribunal Federal


O general Walter Braga Netto , ex-ministro da Casa Civil e da Defesa , contratou nesta quarta-feira (18) o advogado criminalista José Luís de Oliveira Lima , conhecido como Juca, para sua defesa no inquérito relacionado à tentativa de golpe de Estado.

De acordo com o Portal G1, a troca de advogado foi oficializada no sistema do Supremo Tribunal Federal. Segundo fontes ligadas à família do general, a decisão foi motivada pela gravidade das acusações e pela necessidade de uma defesa com maior experiência nos tribunais superiores.

Braga Netto está preso desde o dia 14 de dezembro por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. A prisão ocorreu após a Polícia Federal alegar que o general estaria interferindo nas investigações, o que representaria um risco à ordem pública.

Ele é investigado por supostamente liderar ações para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito em 2022.

Entre as acusações, destaca-se uma reunião realizada em sua residência, em 12 de novembro de 2022, onde planos para assassinar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) e o ministro Alexandre de Moraes teriam sido discutidos.

A PF indiciou 37 pessoas no inquérito, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).


Quem é Juca?

José Luís de Oliveira Lima, mais conhecido como Juca, possui um histórico de defesa em casos de grande repercussão, como o do ex-ministro José Dirceu, no âmbito da Operação Lava Jato, e do médico Roger Abdelmassih.

No caso do ex-presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro, Juca negociou um acordo de delação premiada que acabou sendo rejeitado pela Procuradoria-Geral da República. Posteriormente, outros advogados assumiram a negociação, resultando em uma delação que implicou políticos como Lula.