Três em cada 4 postagens apoiam indiciamento de Bolsonaro, aponta pesquisa

Estudo analisou 3,8 mil publicações em três plataformas

Bolsonaro recebeu pedido de militares em trama por golpe
Foto: Reprodução/X
Bolsonaro recebeu pedido de militares em trama por golpe

Um levantamento inédito da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados , realizado entre os dias 21 e 22 de novembro, revelou que 75% das postagens opinativas nas redes sociais são favoráveis ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro ( PL ) pela Polícia Federal .

Isso significa que três em cada quatro postagem apoiam a decisão do Supremo Tribunal Federal. A pesquisa foi divulgada pela CNN. A pesquisa foi divulgada pela CNN .  

O estudo analisou 3,8 mil publicações em três plataformas — X (antigo Twitter ), Instagram e Facebook —, que juntas geraram 2,6 milhões de interações, representando 95% do engajamento total nas redes sociais, incluindo compartilhamentos, curtidas e comentários.  

Postagens neutras predominam  

De acordo com a Nexus, 63% das publicações analisadas apresentaram caráter neutro, sendo majoritariamente reproduções de informações jornalísticas divulgadas pela imprensa.  

Entre as postagens opinativas, 28% apoiaram a atuação da Polícia Federal e o indiciamento de Bolsonaro, enquanto 9% se posicionaram contra. A proporção, portanto, é de três postagens favoráveis para cada uma contrária.  


Veja os números


X: A maior proporção de apoio foi registrada nesta plataforma, com 46% das postagens favoráveis ao indiciamento, enquanto 37% foram neutras e 18% contrárias.  

Instagram: Predominou a neutralidade, com 82% das postagens sendo neutras, seguidas por 17% a favor e apenas 2% contra.  

Facebook: Setenta por cento das publicações foram neutras, 21% favoráveis e 9% contrárias ao indiciamento.  

Os dados reforçam a polarização em torno do tema e a predominância de opiniões favoráveis ao trabalho da Polícia Federal nas redes sociais.