
Durante as eleições municipais de 2024, entre 16 de agosto e 6 de outubro ( primeiro turno ) e 7 a 27 de outubro ( segundo turno em cidades com mais de 200 mil eleitores), a comunicação de candidatos nas redes sociais revelou tendências de linguagem e plataformas preferidas.
As palavras mais frequentemente utilizadas foram “Deus” (1.766 citações), “Fé” (1.125), e “Democracia” (887), seguidas de “Jesus” (386) e “Impeachment” (260). Outras menções incluíram termos como “Drogas” (111), “Derrubar” (58), “Fraude” (41) e “Prender” (30), refletindo temas abordados durante a campanha.
Em relação às plataformas mais utilizadas, o Instagram liderou, concentrando 58,3% das postagens. Em segundo lugar ficou o Facebook, com 15,0%, seguido pelo TikTok, que alcançou 13,7%, e pelo Twitter (ou X), com 13,0%.
O uso das redes sociais foi interrompido temporariamente entre 29 de agosto e 8 de outubro no caso do X/Twitter, em decorrência de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Bloqueio do X/Twitter durante as eleições
O bloqueio do X/Twitter ocorreu porque o proprietário da rede, Elon Musk, se recusou inicialmente a seguir determinações da legislação brasileira durante o período eleitoral.
Após várias semanas de negociações, Musk concordou em acatar as decisões da Corte, e o X/Twitter foi restabelecido no país.