Carla Zambelli está internada e falta a depoimento no STF sobre invasão a sistema do CNJ

Zambelli e Walter Delgatti são réus no STF por esquema que incluiu, em sistema oficial, falso mandado de prisão contra Moraes assinado pelo próprio magistrado

Deputada Carla Zambelli (PL) teve alta nesta segunda-feira (22)
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Deputada Carla Zambelli (PL) teve alta nesta segunda-feira (22)

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) vai faltar ao depoimento marcado no Supremo Tribunal Federal (STF) , nesta quinta-feira (26), sobre o processo que ela responde por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inserção de dados falsos.

Em nota, a defesa da congressista informou que ela está internada após um mal-estar em um hospital de São Paulo. Não há previsão de alta. A deputada disse que, nos últimos dias, realizou exames para arritmia cardíaca.

Entenda o processo

Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por falsidade ideológica e invasão a sistemas da Justiça. O depoimento de Walter Delgatti também está previsto para esta quinta.

Segundo a denúncia, a parlamentar e o hacker inseriram documentos falsos no sistema do CNJ - entre eles, um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, com uma assinatura do próprio magistrado.

Segundo a PGR, a intenção dos dois era "adulterar dados, tudo no intuito de prejudicar a administração do Judiciário, da Justiça e da credibilidade das instituições e gerar, com isso, vantagens de ordem política para a denunciada".

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

A Primeira Turma do STF recebeu a denúncia em maio deste ano, tornando Zambelli ré no caso, assim como Delgatti. Ele é réu confesso, mas a deputada nega participação na fraude.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso  canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .