Lula encontra principal rival de Milei nesta terça em Brasília

Além da reunião com presidente, Kicillof também terá encontros com outros membros do governo brasileiro

Axel Kicillof busca se viabilizar como candidato à presidência da Argentina
Foto: Reprodução
Axel Kicillof busca se viabilizar como candidato à presidência da Argentina


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta terça-feira (13) com Axel Kicillof , governador da província de Buenos Aires, considerado o principal opositor do presidente argentino Javier Milei . O encontro ocorrerá às 11h, no Palácio do Planalto, e terá como pauta principal o clima de tensão entre Brasil e Argentina , além da exploração de gás na região de Vaca Muerta.

A relação entre Lula e Milei tem sido marcada por desentendimentos, com o presidente argentino fazendo duras críticas ao petista, especialmente após o apoio do líder brasileiro ao candidato Sérgio Massa, que recebeu o respaldo dos ex-presidentes Alberto Fernández e Cristina Kirchner na última eleição argentina.

Além da reunião com Lula, Kicillof também terá encontros com outros membros do governo brasileiro.

O governador de Buenos Aires se reunirá com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP). O chanceler Mauro Vieira também está na agenda de conversas do governador argentino.


Quem é Axel Kicillof?

Axel Kicillof, que já foi ministro no governo de Cristina Kirchner, foi reeleito governador de Buenos Aires em primeiro turno no ano passado e é visto como o principal nome dos peronistas para desafiar Milei nas próximas eleições presidenciais na Argentina.

Sua visita ao Brasil tem como objetivo avançar em ações de cooperação econômica, focadas em investimentos e projetos produtivos.

A aproximação entre Lula e Kicillof reforça a oposição do governo brasileiro ao atual presidente argentino e sinaliza um alinhamento com o movimento peronista, que busca retomar o poder na Argentina.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.